domingo, janeiro 15, 2006

O ESCRITOR BATAILLE - UM EFEITO RÁPIDO DA PSICANÁLISE?


A História do Olho - Georges Bataille; Ed. COSAC NAIFY, 2003 - Trad. Eliane Robert Moraes.

Escrito em 1928, o primeiro livro de Georges Bataille pode ser considerado a "metáfora de uma autobiografia". É ao mesmo tempo um relato de obsessões obscenas e um conto de terror. A História do Olho é uma autobiografia do olho. É um relato de uma experiência erótica fundada num princípio de dissolução; uma ausência de limites.

Escrevo para apagar meu nome, disse Bataille. Assinado com um pseudônimo, só depois de sua morte esse livro ficou conhecido como sendo de sua autoria. Depois de um ano de análise, resolveu escrever, por sugestão de seu psicanalista Adrien Borel - para colocar no papel suas fantasias sexuais e obsessões de infância. Bataille não só se definiu profissionalmente, como deixou de ter um comportamento que oscilava entre a "depressão e a excitação extrema"- sintoma que hoje é chamado de síndrome bi-polar.

Em "A metáfora do olhar", Roland Barthes diz que Bataille faz uso da metáfora e da metonímia para fazer uma obra erótica muito peculiar: ... na História do olho, o que o jogo da metáfora e da metonímia permite definitivamente transgredir é o sexo - o que, entenda-se bem, não significa sublimá-lo, muito ao contrário.

Nesse livro Bataille mostra que O sentido último do erotismo é a morte, palavras suas no livro "O Erotismo".

Nascido em 1897, depois de "A História do Olho", quando tinha 30 anos, Georges Bataille continuou escrevendo, principalmente sobre filosofia. Morreu em 1962. Pode-se dizer que sua vida é dividida em 2 fases: antes e depois do ano em que fez psicanálise.

É um caso de efeito rápido da psicanálise?

2 comentários:

Teresa Genesini disse...

Ro, você destacou bem: é um tremendo efeito literário, efeito da psicanálise.
Valeu!

Anônimo disse...

Teresa, vou ler com o maior interesse a obra de Bataille, começando pela "A história do olho".Achei interessante que o próprio Bataille tenha relacionado erotismo e morte.
Em Freud é fundamental a forma como expressamos a LUTA entre Eros e a Morte. Pulsão de vida e pulsão de morte. Com certeza Bataille foi beneficiado pela eficácia da psicanálise. Seria necessário um amplo estudo para comprovar isso.
O assunto é fascinante!...