quinta-feira, setembro 22, 2005

TERESA CRISTINA - SAMBA COM GRAÇA E ALEGRIA

Quem me conhece sabe que gosto de samba e que pra mim Paulinho da Viola é o maior. Foi por ele que conheci Teresa Cristina. No ano em que Paulinho completou 60 anos, estava ansiosa, esperando o CD que ele gravaria para comemorar a data. Então ele falou numa entrevista que não gravaria nada, mas uma cantora estaria lançando seu primeiro CD só com músicas dele. Foi quando Teresa Cristina, aos 34 anos iniciou sua carreira artística. Cantava samba na Lapa com um grupo, no bar Semente - daí o nome Grupo Semente, desde seus 29 anos.

O CD duplo "A música de Paulinho da Viola" é um documento histórico. Fiquei fascinada pela voz de Teresa, clara e de uma musicalidade ímpar. Uma graça e uma alegria que valorizam tudo que canta. Influenciada por sua "madrinha"Cristina Buarque (irmã de Chico) e pela amiga Marisa Monte, foi percorrendo seu caminho junto com a Velha Guarda da Portela. Ela é portelense e vascaína, claro, como seu padrinho Paulinho.

Em 2004 gravou "A vida me fez assim", com composições suas, também em parceria com integrantes do grupo Semente, além de Paulinho da Viola e Candeia. Quando criança, seu pai ouvia Candeia mas ela não gostava. Agora é um dos compositores que mais gosta de interpretar.

No último fim de semana esteve em São Paulo, onde já tem uma legião de fãs, para lançar seu terceiro CD e primeiro DVD de um show ao vivo: "O mundo é meu lugar". Tem muitos sambas antigos, alguns que cantou em minha festa de aniversário, no final do ano passado e que ficam tão bem na sua voz. Depois de Clara Nunes, Teresa Cristina é a musa do samba. Canta Noel Rosa, Candeia, Elton Medeiros, Zé Keti, Argemiro, Casquinha e Manacéa (estes 3 últimos da Velha Guarda da Portela), Paulinho da Viola, Chico Buarque e composições suas. O CD está maravilhoso!

O show lotado nos dois dias de apresentação, contou, no sábado com a presença no palco de Mônica Salmaso. Cantaram juntas duas músicas, uma delas de Chico - Sem açucar - que interpretação!! Elas tem uma química juntas... Espero que saia logo o CD do show que fizeram no início do ano só com músicas de Chico Buarque. Além do grupo Semente (Mestre Trambique, João Callado, Bernardo Dantas e Pedro Miranda, seu marido), outros músicos convidados, entre eles, Paulão 7 Cordas, participaram do show. Cristina Buarque, no coro, veio cantar uma seleção de músicas da Portela com Teresa.

Não canso de assistir ao DVD. É um belo show, muito bem produzido. Como sempre, me encanto com as filmagens dos bastidores. Nesse DVD tem um documentário em que Teresa conta sobre sua vida, passeando pela Lapa. Tem também outra sessão com cenas de ensaios da gravação. A simplicidade e a naturalidade de Teresa e do grupo cativam quem assiste. Super recomendado!!!!

Selecionei 3 músicas para que vocês se deliciem e corram pra comprar o CD / DVD. A primeira, composição de Teresa Cristina e Zé Renato, é uma das minhas preferidas deste CD.

Pra Cobrir a Solidão ; Cem Mil Réis; O Meu Guri

Nenhum comentário: