segunda-feira, setembro 19, 2005

STAY HUNGRY. STAY FOOLISH.


Fiquei positivamente impressionada por um artigo na Revista Fortune de 5 de setembro. Steve Jobs, CEO da Apple e Pixar Animation Studios, fez um discurso contando 3 histórias de sua vida para os formandos da Universidade de Stanford. Uma lição de vida que possivelmente ficará como um marco na lembrança desses estudantes.

Filho de mãe solteira, foi criado por pais adotivos. Entrou para a universidade, mas decidiu sair fora: era muito cara e não valia a pena. Ele disse que foi uma das melhores decisões de sua vida. Começou a assistir somente os cursos que lhe interessava, dormindo de favor no chão dos quartos dos amigos e vivendo com o dinheiro que recebia pela coleta de garrafas de coca-cola. O curso de caligrafia que fez na universidade, um dos melhores do país , deu-lhe condições de desenhar os tipos gráficos no primeiro Machintosh. Foi quando criou a APPLE. Essa foi a primeira história. Uma coisa que parecia sem sentido naquele momento, aulas de caligrafia, foi o que fez a diferença no Mac - os múltiplos tipos de fontes de letras.

Foi a primeira grande lição: se vc ficar ligado só no futuro, muita coisa do presente parece sem sentido, tolice. Mas passado algum tempo, olhando para trás, você pode observar como os pontos todos se unem.

A segunda história. Foi despedido da própria empresa que fundou - a APPLE e teve que começar tudo de novo. A terceira história foi sobre um câncer que teve e se salvou. Ele fala aqui que "A morte é a melhor invenção da vida".

O interessante na história desse vencedor é como ele lida com as adversidades da vida, com a sua singularidade. Quando ele deixou a APPLE, disse : "Eu fui rejeitado mas ainda me sentia envolvido, "in love with" e decidi recomeçar. Ou seja, não deixou o "tesão" baixar. Esse recomeçar foi para ele um dos períodos mais criativos em sua vida.

Uma frase que leu aos 17 anos marcou sua vida: "Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia isso será verdade". Então todo dia ele se olhava no espelho e se perguntava: "Se esse fosse o último dia de minha vida eu faria o que vou fazer hoje?" Se a resposta fosse negativa em muitos dias seguidos, era o momento de mudar alguma coisa.

Outra das suas frases: "Seu tempo é limitado, então não perca seu tempo vivendo a vida de outra pessoa." Não faça o que os outros querem que você faça. Siga seu coração, siga sua intuição."

Isso tudo não é uma receita. Ele inventou uma saída para ele. É isso que cada um tem que fazer. Inventar o seu futuro Encontrar sua saída. Comprometer-se e responsabilizar-se.

Viver não é fácil. Como disse uma amiga: "Viver é para profissionais." Mas eu digo: vale a pena!

Uma música para completar: Os Argonautas

Nenhum comentário: