quarta-feira, agosto 31, 2005

DA INDIGNAÇÃO À AÇÃO

Hoje às 11h, aconteceu um manifestação com a participaão de representantes da sociedade civil brasileira, no auditório XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O manifesto, redigido por um grupo de 40 pessoas, entre as quais, Miguel Reale Jr., Belisário dos Santos Júnior, Oscar Vilhena Vieira e Chico Whitaker. foi lido e assinado por todos os presentes:

Fatos convocam a sociedade civil. Todos que assinam o presente manifesto consideram que diante da grave crise política é urgente agir.
Não se pode transigir. Punições firmes e proporcionais às faltas praticadas são o único desfecho que os cidadãos brasileiros aceitam para as investigações em curso.
Isso só não basta. Nunca apareceu tão claramente a necessidade de uma reconstrução republicana, com mudanças profundas em nossas instituições políticas. Esta reconstrução precisa alcançar, num esforço pela prevalência absoluta da ética, todas as práticas sociais.
É fundamental, desta vez, refundar nossos sistemas político e eleitoral. Temos que atacar as origens dos desvios. Não podem se repetir os vícios nas eleições gerais de 2006. Mudanças urgem, pois a Constituição impõe antecedência de um ano para edição de regras eleitorais.
Não basta, no entanto, que a responsabilidade por uma tal refundação institucional fique restrita aos membros de um Congresso tão fortemente atingido. É essencial que toda a sociedade se engaje .
Assim, propomos que seja imediatamente iniciado, em todo o Brasil, por meio de audiências públicas supra-partidárias, um processo amplo de discussão das mudanças a introduzir em nosso sistema político e eleitoral. Esse processo deve ocorrer no prazo hoje determinado pela Constituição ou em prazo maior, caso isso seja necessário e excepcionalmente estendido este ano em face da crise.

Uma salva de palmas ecoou no salão. O público emocionado levantou-se. Todos cantaram o Hino Nacional. EMOCIONANTE!!!

Clique no site www.refundacaorepublicana.org.br para assinar o documento.

As pessoas que compunham a mesa fizeram um pronunciamento, iniciado por Miguel Reale Jr.

No hall de entrada da Faculdade, berço de todo movimento republicano do nosso país, mais uma emoção:
Pedro Antonio de Oliveira Ribeiro Neto, advogado – profissão : poeta
Presidente da Academia Paulista de Letras por quatro vezes.
Na entrada da faculdade entre Joaquim Nabuco e Rui Barbosa está
gravada em uma placa de bronze sua poesia Canto de Glória.

... Eu confio e espero em tua mocidade que é a mesma sempre, velha faculdade, pois Rui, e Rio Branco, e Nabuco, e mil outros que deram à Pátria seu nome grandioso enchendo de luzes páginas da história, vão mostrando aos moços, por felicidade, que o teu nome sempre, minha faculdade, é a melhor das rimas para a liberdade. É a melhor das chamas para o altar da glória.

O poema lido por Tetéia no Hall da Faculdade: Canto de Glória

Como não emocionar-se depois de um ato público de patriotismo como o DA INDIGNAÇÃO À AÇÃO e, na saída, ler esta poesia numa placa na parede, assinada pelo tio de Tetéia, aquele que a introduziu ao mundo da poesia, da intelectualidade e da arte?

SALVE O BRASIL!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

BASTA . JÁ É HORA!

Com o CANTO DE GLÓRIA ,
TETÉIA FAZ HISTÓRIA ...

INDIGNAÇÂO
NAÇÃO PARTICIPAÇÃO AGORA
AÇÃO

Teresa Genesini disse...

Angélica, você liberou sua porção poética! O blog é seu espaço também. Vá em frente.
Beijos.