domingo, agosto 07, 2005

UMA MILONGA EM BUENOS AIRES


Vir a Buenos Aires e não ir à uma milonga é sacrilégio. Porque é onde se sente a alma do tango, a musicalidade do corpo dessa gente daqui. Não é lugar de turistas, é onde os milongueiros, aqueles que dançam o tango de salão vão dançar. Não tem nada a ver com os shows de tango que se encontra nos teatros ou apresentações de profissionais. É o tango das pessoas comuns, é a dança da gente daqui. E os tangos que tocam sào aqueles antigos, lindos.

Fui com a Julieta, uma amiga argentina, apresentada pelo Ruy (mi hijo mexicano) professora de tango aqui em Buenos Aires e que dança lindamente. Várias colegas do IPLA me acompanharam e se deliciaram com a magia do ambiente. O público que frequenta é variado - homens e mulheres de todas as idades, inclusive muitos velhinhos simpáticos e quase sempre os melhores dançarinos. Há quem fique ouvindo e cantando os tangos, assistndo ao baile, mas a maioria é dançarino e vai para dançar.

A milonga tem um protocolo: sómente os cavalheiros podem convidar a dama a dançar. Para isso, a dama deve olhar firme para o cavalheiro e ao notar, se lhe interessa, o cavalheiro se levanta e vai em direçào à dama. A seleção é de 3 a 4 músicas, os pares devem ficar no salão até a última, quando toca uma música toda diferente, como uma salsa, sinalizando que a seleção terminou. Na próxima seleçào em geral mudam-se os pares. Homens e mulheres chegam com uma sacolinha com o sapato de baile. As mulheres, agora no inverno, chegam com suas botas e sentadas em suas mesas trocam pelo sapato de dança. São bem variados, coloridos e enfeitados. As mulheres exibem seus sapatos orgulhosas. Os pares dançam de corpo colado e ficam curtindo a música - a expressào de seus rostos dançando é muito bonita.

Quem for a Buenos Aires e quiser tirar a prova, vá até RIOBAMBA 416 - MILONGA BESO. Super recomendado!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc Teresa. A milonga é onde se sente verdadeiramente o espírito argentino. É maravilhosa. A milonga está para Argentina como o fado está para Portugal e o flamenco para Espanha.

Teresa Genesini disse...

Tetéia querida, sabia que vc entenderia. A sensibilidade é algo que privilegio nas pessoas que estão ao meu lado. E o bom humor também. Beijos.

Anônimo disse...

Que competência!!!...
Fico espantada com seu talento para
escrever.Você nasceu para isso ...
Seu BLOG contém crônicas , críticas , colunismo ,humor ,reflexões,coberturas ,manchetes,opiniões .
MARAVILHA.MUCHAS GRACIAS!

Anônimo disse...

Querida!

Que luz, que graça, que vida!
Você é uma dádiva, linda, linda!
Fazia algum tempo que não visitava seu blog. Oh! quanto perdi...
Obrigada pelo show de sensiblidade.
Abraços, abraços...
Liége

Teresa Genesini disse...

Minhas amigas, Angélica e Liège,
adorei os elogios, estou toda, toda.
Tão bom quanto fazer algo é ser reconhecida por isso.
Super agradecida, beijos,
T.