terça-feira, junho 07, 2005

A PSICANÁLISE NO PALCO


Ontem, 6 de junho de 2005, Jorge Forbes mais uma vez ousou.
Como um psicanalista popular brasileiro, conversou com Chitãozinho e Xororó, inaugurando o ciclo de palestras sobre A AMIZADE EM TEMPO DE RISCO.
Forbes introduziu o tema da noite Amigo- irmão- parceiro, dizendo da importância do amigo no momento de inventar e de passar sua invenção para o mundo. Lembrou que, se não fossem seus amigos, Drummond jamais teria publicado seu famoso poema No meio do Caminho, onde diz: No meio do caminho tinha uma pedra....tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra....
Há uma cisão entre o que é chamado de “intelligentsia” e o povo, mas o psicanalista sabe que quem manda é o pé, não a cabeça. E Jorge Forbes mostrou que a psicanálise deve estar presente na vida da cidade, na música, na mídia.
Na vida desses cantores, a amizade é fundamental, pois amigo se escolhe e irmão não, disseram.
Quando Ruy perguntou-lhes se havia uma música que os fizessem lembrar de algum amigo, Chitão, muito emocionado, citou a música Fogão de Lenha, que lembra seu pai. Contaram a história do pai e do seu sonho de ser cantor e como isso os toca até hoje. Forbes falou como foram marcados pela força do pai, que ajudou a formar essa união. Essa união existe entre eles, entre a música sertaneja e sustenta o seu sucesso. Segundo eles, a união é real, não há inveja. Aliás, inveja é uma merda, disse Chitãozinho.
Antes de encerrar, Forbes pergunta a eles como é estar no palco sem cantar, numa conferência. _ É a mesma emoção que sentimos ao entrar na passarela do samba, homenageados pela X9, no carnaval, disse a dupla.
Como não podiam terminar sem uma “palhinha”, cantaram EVIDÊNCIAS.
Foi uma emoção só! clique para ouvir: Evidências

7 comentários:

Teresa Genesini disse...

Este texto foi feito em parceria com Angélica, antes de sua partida para Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Teresa e Angélica,

Que texto inspirado heim!!!

Um beijo

Tetéia

Anônimo disse...

Seu BLOG ficou magnífico ! Completo Audio - Visual . Tecnológico .
O mais importante : a cobertura do evento foi fiel na forma e no conteúdo . Parabéns , vc. tem mesmo
um talento extraordinário para escrever ,descrever e documentar .

Anônimo disse...

Teresa , vc. exagerou .
Chamar de " parceria " o ficar
assistindo e aprendendo !...
Se palpitei ,foi para assimilar
melhor como se constroi e se cria
uma matéria no Blog .
De qualquer forma , foi muito
divertido .

Anônimo disse...

Bela síntese! Você estava presente de corpo e alma, e ouvindo o que via!!!

Anônimo disse...

A letra dessa música é demais!!!!

Anônimo disse...

Teresa! Vc esta impossivel com seu blog! E agora, mais ainda, deu um brilhante codinome para o Dr. Forbes. Essa de psicanalista popular, era tudo ,tudo o que o espirito da vanguarda psicanalitica poderia esperar.Digo isso pela importancia da psicanalise despida dos simbolicos engessantes do "standart" petrificador....Para nós neofitos,estamos nos achegando a essa vanguarda tao contemporanea...Legal! sua sacada! Parabens pelo seu blog de utilidade Publica e artistica...afinal quebrar o standart é o bicho!