quarta-feira, junho 22, 2005

ÓDIO AO SUCESSO


Fazer sucesso é muito perigoso para quem faz e para quem aplaude. Para este, para o público – o honorável público – alguém fazer sucesso é prova da possibilidade de ir além do lugar comum, da repetição, da virtude fácil. Quem faz sucesso incomoda independente do tamanho da platéia: desde a pequena comunidade de uma família, o irmão que faz sucesso paga caro pela ousadia.

O sucesso também é perigoso para quem o alcança: ele gera uma crise de identidade, fácil de compreender. Quem faz sucesso se destaca – falamos em obter “destaque” – se destaca do que? Do grupo, da sua comunidade, e como a identidade humana se estrutura na relação com o outro, o semelhante, o bem sucedido entra em crise. Daí a máscara que alguns têm como única solução, vide os mascarados Romários e Ronaldos.

Chegar ao sucesso é um problema; suportá-lo, sim, suportá-lo é um problema muito maior. Depende da pessoa conseguir passar a estruturar a sua identidade no seu desejo e não mais no olhar do outro. Jackson e Tyson não conseguiram; Pelé conseguiu, apesar das lágrimas e não por causa delas. A cura do ódio ao sucesso não se vende em farmácias.

Destaquei um pedaço de um texto de Jorge Forbes, apresentado na noite de 20 de junho, na CPFL. Para uma leitura integral do texto, clique em:

http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=26&i=63

Nenhum comentário: