
Ver e ouvir Lacan é uma outra dimensâo. Um final de semestre cheio de emoção!

Saudade
Belos amores perdidos,
Muito fiz eu com perder-vos;
Deixar-vos, sim; esquecer-vos
Fora demais, não o fiz
Tudo se arranca do seio,
-Amor, desejo, esperança...
Só não se arranca a lembrança
De quando se foi feliz.
Roseira de tanta rosa
Roseira de tanto espinho
Que eu deixei pelo caminho
Aberta em flor, e parti:
Por não me perder, perdi-te;
Mas mal posso assegurar-me
-com te perder e ganhar-me
Se ganhei ou se perdi...do livro Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho.
Jorge Forbes expôs sua alma lacaniana frente ao mundo através das câmeras do programa de Abujamra.
E mostrou que um psicanalista também chora e tem medo de ser ridículo.
..."Quem me dera ouvir de alguém a voz humana, que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; que contasse não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?".... (do POEMA EM LINHA RETA - Álvaro de Campos)
E deu seu recado final: NA VIDA, NEM TUDO TEM REMÉDIO.
É isso aí Jorge Forbes, nosso psicanalista popular brasileiro.
Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo. (Não entendo - Clarice Lispector: interpretado por Abujamra)
Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!! (texto de Lou Andreas-Salomé, interpretado por Abujamra)
A professora Leny Mrech está a 1000! Está na França e participou de uma conferência na Sorbonne, em Paris. Na próxima semana receberá em Punta del Este o prêmio DOUTOR HONORIS CAUSA EM EDUCAÇÃO. Seu site Educação On-Line (que você pode acessar nos Links ao lado) também foi premiado por sua importância na Educação.
Tenho orgulho de ser sua discípula. Estou assistindo seu curso "O processo de construção da pessoa em Wallon e o processo de constituição do sujeito em Lacan" na FEUSP e também participo do seu núcleo de estudos de psicanálise e educação do NUPPE-IPLA. Suas aulas são maravilhosas! Faltar em uma delas é motivo de tristeza, sei que estou perdendo muito. E essa é a sensação de todos os que assistem suas aulas e são orientados por ela. Seus livros e artigos são muito profundos e ao mesmo tempo de uma clareza rara. Seu livro PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: Novos Operadores de Leitura é uma referência para os educadores.
Salve Professora Leny !
E Jorge Forbes, que também fez uma conferência no Colóquio Franco-Brasileiro em Paris, está participando do XIV ENCONTRO INTERNACIONAL DO CAMPO FREUDIANO na mesma cidade maravilhosa, que não é o Rio de Janeiro. E mais uma vez, nesta noite - às 23h, estará com Abujamra no Programa PROVOCAÇÕES, na TV Cultura-SP. Não vamos perder essa chance de asistir à segunda parte desse programa.
Estou me sentindo super tecnológica. Ganhei um IPOD e já aprendi a lidar com essa maravilha da tecnologia. Agora minhas músicas preferidas me acompanham em todo lugar.
De lá selecionei as músicas para hoje. Curtam comigo:
Meu velho amigo e compadre Gonzalo, colombiano, matemático e poeta, conseguiu realizar um sonho: viajar desde Bogotá pela América do Sul até o Brasil, de motocicleta. Foi uma longa aventura que acompanhei por seus e-mails e fotos, torcendo por ele e seu grupo.
Recebi agora a notícia que essa aventura foi matéria de uma revista em Colômbia e dexo aqui o link para que todos saibam dos detalhes:
http://www.capitalclub.com.co/contenido/ediciones/2005/junio/destino.htm
Salve Gonzalo! Un abrazo de una amiga mexicana desde el π-ésimo colóquio de matemática.
Fazer sucesso é muito perigoso para quem faz e para quem aplaude. Para este, para o público – o honorável público – alguém fazer sucesso é prova da possibilidade de ir além do lugar comum, da repetição, da virtude fácil. Quem faz sucesso incomoda independente do tamanho da platéia: desde a pequena comunidade de uma família, o irmão que faz sucesso paga caro pela ousadia.
O sucesso também é perigoso para quem o alcança: ele gera uma crise de identidade, fácil de compreender. Quem faz sucesso se destaca – falamos em obter “destaque” – se destaca do que? Do grupo, da sua comunidade, e como a identidade humana se estrutura na relação com o outro, o semelhante, o bem sucedido entra em crise. Daí a máscara que alguns têm como única solução, vide os mascarados Romários e Ronaldos.
Chegar ao sucesso é um problema; suportá-lo, sim, suportá-lo é um problema muito maior. Depende da pessoa conseguir passar a estruturar a sua identidade no seu desejo e não mais no olhar do outro. Jackson e Tyson não conseguiram; Pelé conseguiu, apesar das lágrimas e não por causa delas. A cura do ódio ao sucesso não se vende em farmácias.
Destaquei um pedaço de um texto de Jorge Forbes, apresentado na noite de 20 de junho, na CPFL. Para uma leitura integral do texto, clique em:
Em esta tierra, páramo de mi soledad
A donde no llega la música
De la voz de Dulcinea
Que por mi no suspira
Y que mal sabe que existo,
Voy a hacer penitencia de amor.
Voy a lamentar mis penas.
Y a conmover a lãs piedras
Lavándolas com lágrimas,
Rompíendolas a gritos,
Voy a enloquecer a las águilas,
A cautivar hipogrifos
Y a acariciar serpientes,
Me arrancaré la vestimenta
De fierro y de grandeza
Y sin calzones, ya desnudo
Com los documentos Del sexo
Cinicamente expuestos,
Para que aves y plantas
Disfruten Del espetáculo,
Haré mil muecas,
La cabeza em el piso y los pies al aire
Dando piruetas
Saltos mortales vitales
De amor
De amor
De amor.
http://www.genesini.com/blogs/temperodavida/
No dia dos namorados um menu especial!
André vai fazer uma demonstração de um menu com flores para essa data. Vá até a SUXXAR da Vila Olímpia e aprenda a fazer um prato de atum com molho de rosas. É delicioso! Sei porque já provei. Mas não aprendi a fazer ainda... quem sabe neste sábado.
DATA: sábado, 11 de junho
LOCAL: SUXXAR - Av. Nova Faria Lima, 4433 - S. Paulo, fone: 11-3842-3200
HORA: 12h
IMPERDÍÍÍÍÍVELLLLLLLLLL!!!!!!!!!
Pra saber detalhes deste evento e de outras novidades gastronômicas, clique em:
A Psicanálise no Palco mexeu com muita gente. Tenho recebido feedback das pessoas que acessam o blog, embora a maioria não registre seus comentários. As pessoas não gostam de se expor. Tudo bem, cada um no seu ritmo. Mas é muito bom ouvir que as notícias sào interessantes e mais, que as pessoas estão fazendo acontecer. Veja o que disse meu amigo Flander:
Teresa! Vc esta impossivel com seu blog! E agora, mais ainda, deu um brilhante codinome para o Dr. Forbes. Essa de psicanalista popular, era tudo ,tudo o que o espirito da vanguarda psicanalitica poderia esperar. Digo isso pela importancia da psicanalise despida dos simbolicos engessantes do "standart" petrificador....Para nós neofitos, estamos nos achegando a essa vanguarda tao contemporanea...Legal! sua sacada! Parabens pelo seu blog de utilidade Publica e artistica...afinal quebrar o standart é o bicho!
Agradeço aos comentários e incentivo dos amigos!
Ontem, 6 de junho de 2005, Jorge Forbes mais uma vez ousou.
Como um psicanalista popular brasileiro, conversou com Chitãozinho e Xororó, inaugurando o ciclo de palestras sobre A AMIZADE EM TEMPO DE RISCO.
Forbes introduziu o tema da noite Amigo- irmão- parceiro, dizendo da importância do amigo no momento de inventar e de passar sua invenção para o mundo. Lembrou que, se não fossem seus amigos, Drummond jamais teria publicado seu famoso poema No meio do Caminho, onde diz: No meio do caminho tinha uma pedra....tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra....
Há uma cisão entre o que é chamado de “intelligentsia” e o povo, mas o psicanalista sabe que quem manda é o pé, não a cabeça. E Jorge Forbes mostrou que a psicanálise deve estar presente na vida da cidade, na música, na mídia.
Na vida desses cantores, a amizade é fundamental, pois amigo se escolhe e irmão não, disseram.
Quando Ruy perguntou-lhes se havia uma música que os fizessem lembrar de algum amigo, Chitão, muito emocionado, citou a música Fogão de Lenha, que lembra seu pai. Contaram a história do pai e do seu sonho de ser cantor e como isso os toca até hoje. Forbes falou como foram marcados pela força do pai, que ajudou a formar essa união. Essa união existe entre eles, entre a música sertaneja e sustenta o seu sucesso. Segundo eles, a união é real, não há inveja. Aliás, inveja é uma merda, disse Chitãozinho.
Antes de encerrar, Forbes pergunta a eles como é estar no palco sem cantar, numa conferência. _ É a mesma emoção que sentimos ao entrar na passarela do samba, homenageados pela X9, no carnaval, disse a dupla.
Como não podiam terminar sem uma “palhinha”, cantaram EVIDÊNCIAS.
Foi uma emoção só! clique para ouvir: Evidências
Qual é então o caminho?
A saída seria sempre uma invenção, algo que as pessoas estruturassem através do erro e não na expectativa do acerto. É isso que me encanta na psicanálise.
Dessa a forma a vida fica muito mais interessante. A construção de uma relação no cotidiano. A vida sendo revista e recomeçada a cada dia.
E por falar nisso, minha querida sobrinha e afilhada Graziela completa hoje 20 anos!
O que lhe desejo, minha querida, é muita sensibilidade e arte pra viver a vida por inteiro, sem medo e muito humor!
Se um dia fosse contar minha história através das músicas que fizeram parte das nossas vidas, seria impossível não falar de Cole Porter. Assistindo novamente o filme De-Lovely, sobre a vida de Linda e Cole Porter, nesta noite, me deliciei com as lembranças que essas músicas trazem:
Everytime you say good bye, I die a little...
It was just one of those things....
I´ve got you under my skin...
Let´s do it, let´s fall in love...
Night and day, you are the one!
When they beguin the beguine...
You´re the top!
I´m so in love with you, my dear.
It´s delicius, it´s deligthful, it´s delovely.
It´s Cole Porter. It´s you and I.
"AMIZADE EM TEMPO DE RISCO
A amizade voltou a ser fundamental. Os afetos recobrem a paisagem de cada época, variando em importância conforme o momento. Na globalização, tempo das relações transversais do laço social, a amizade volta a ocupar um lugar precioso. Ela nem sempre foi bem vista, no mundo industrial, por criar privilégios - "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei". Trazer um amigo para participar de um contrato era mal visto. A amizade envolve o segredo, o que não combinava com a vida pública, cívica. Por outro lado, seria ingênuo apostar na opinião dos amigos: elogios não mereciam confiança. Preferia-se o juízo comum, frio de afeto.
Hoje, a amizade se tornou selo de excelência. Em um mundo sem garantias, de imprevisão e da necessidade de criar, a amizade permite o passo em direção à convivência das diferenças. A amizade cultiva o que temos de incomum, mais além das críticas e dos elogios. Um amigo espera de nós o inusitado a cada encontro, e nos chama a animar a relação não pelo que é normal, mas pelas vias do nosso desejo.
Hoje, é com o amigo que se quer o contrato. Precisa-se de ousadia em nossos pactos - no trabalho, nos projetos de um futuro que não apenas alimente, mas que tenha sabor.
Saímos de um mundo de líderes para um mundo de decisores: o líder contava com padrões de comportamento; o decisor - quem se expõe a fazer um caminho nunca antes percorrido - conta (precisa contar) com um amigo.
A amizade é o que sustenta o risco da decisão"Este texto, de Jorge Forbes, é uma chamada para um ciclo de debates que terá lugar em Campinas, nas noites de segunda-feira, durante o mês de junho. Para acessar a programação clique em: http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=41&i=81
E HOJE A NOITE É CHEIA DE EROTISMO
O canal "Entre Lençóis" e o Glamurama armam uma noite especial com histórias eróticas contadas pelo especialista Ilan Brenman, na Livraria da Vila.E pra quem quer saber das novidades recomendadas pela Roberta no canal "Entre Lençóis" do GLAMURAMA, clique em: http://glamurama.com.br/lencois/
Hoje o amor está no ar:
Amor de mis amores
Serra do luar
You don't know meE mais depoimentos da turma de Itapetininga:
Tekinha, meu bem!
Voce sabe como eu te adoro e admiro e que procuro acompanhar todas as suas viagens e viajadas nas maioneses.
Mas (sempre tem um, heim?) infelizmente gasto todo o tempo de que disponho só na leitura do seu blog, por isso nunca consigo me manifestar about it. Perdoe essa sua amiga desorganizada, que antes nao tinha dinheiro, mas tinha tempo. Agora neither... nor... Nao posso nem filosofar em alemao porque isso me tomaria um tempo precioso, o qual ha muito nao "pissuo". Eu só pissuo um filho (que tive nos 45 min. do segundo tempo da ultima partida do campeonato, portanto foi muuuuito esperado) que me toma cada segundo e devolve em pérolas do pensamento infantil (do tipo: "Mae, largue do meu pai e case comigo"!) e muito me lembram do nosso AndrÉdipo. Lembra como ele era louco por voce? ... Valeu o sacrificio dos Andradas, né? Espero que os meus de agora tambem valham um dia e se Octávio for legal como a metade do que é André, ja valeu!
Enfim, todo esse blablabla pra me desculpar por nao participar do seu blog. Aliás, morro de inveja de voce e do Ricardo, que emblematicamente também é aposentado, por aproveitarem a vida enquanto eu fico aqui na base do "vence na vida quem diz sim" no trabalho e lava-passa-cozinha-limpa-chuleia-caseia e prega botäo... Inveja no bom sentido, como dizia o Zuenir Ventura.
Bao, querida, o dever me chama e tenho de esquentar o jantar de mis machos.
Asta la pizza Baby e vaya con uevos! (essa é de um filme do Paul Newmann, lembra?)
Beijins a todos os seus fofos!
da sempre amiga e fanzoca
maria cotinhaBlogando, encontrei umas listas de filmes selecionados. Me lembrou das listas do Ricardo e do Neto. Clique aqui: http://www.nemonox.com/ppp/topmovies.html
Queria saber o que a Letícia acharia das listas de livros que ele recomenda também. Muitos desses livros já li e gostei, mas não seria a minha lista.