domingo, dezembro 30, 2007

UN DIMANCHE A PARIS



Paris est une petite ville. De Montmartre, ao lado da estação de metro Abesses, à Sevres, logo Saint-Germain-des- Pres - quelle belle promenade! Depois um almoço (La Coupole ou La Select ?) e cinema em Montparnasse - L'année où mes parents sont partis en vacance. É isso mesmo, assisti o filme brasileiro, de Cao Hamburger - O ano em que meus pais saíram de férias. Não só Paris é pequeno, o mundo é pequeno. Fiquei com a música Tropicália na cabeça - que toca enquanto passa os créditos.


Há muito queria assistir esse filme, havia perdido quando passou em nossas salas de cinema, em São Paulo. Que emocionante, tão próximo de nós que vivemos aquela época, as décadas de 60 e 70. Vi com Maguy. Cao conseguiu passar a visão daquela época dura através dos olhos de uma criança - com sua inocência e seu humor; a vida de uma comunidade que mantém os costumes judeus num bairro antigo de São Paulo; a solidariedade dos amigos; o jeito criança de lidar com as surpresas da vida. Impossível não sair "tocado" do cinema.

Depois, passear pela cidade tão lindamente iluminada. A torre Eifel; os enfeites de Natal nas ruas, nas árvores, nos edifícios - a Printemps e Galeries Lafayette, Champs Elysèes- uma maravilha.

Viva a banda da-da
Carmem Miranda-da-da-da-da

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bem acompanhada!! Que ótimo programa!!