sábado, dezembro 01, 2007

O QUE AS MULHERES SEMPRE ESCONDERAM DOS HOMENS ... E DE SI MESMAS?

O Café Filosófico desta sexta-feira, com Jorge Forbes e Maitê Proença, encerra a programação do módulo As novas formas do ser mulher com curadoria de Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação da CPFL Energia e Responsável pelo Espaço Cultural CPFL.

Um modelo inédito, com um homem e uma mulher falando sobre homens e mulheres. Uma bela dupla - ambos charmosos e muito inteligentes. Ela, com a familiaridade dos holofotes e do palco, cheia de graça. Ele, com elegância, domínio da palavra e todo cavalheiro. Estava pronta a fórmula dessa química que deu certo, mas que é sempre uma surpresa, em se tratando de um diálogo com uma mulher.

Augusto, ao finalizar o programa, disse da sua satisfação nessa realização, pois é um modelo que assusta o homem, é sabido que a mulher muitas vezes deixa o homem numa posição desconfortável. E nào é qualquer um que aceita o desafio. Jorge Forbes aceitou, não é de recuar - desafio, aposta, é com ele mesmo.

Foi muito bom. Uma noite divertida e culta, com incursões por Rousseau, Freud e Lacan e questionamentos sobre a sedução.


Pessoas sentadas no chão.
O salão principal do Café Filosófico da CPFL estava superlotado. No auditório ao lado havia muitas pessoas em pé, sem contar o grande número de pessoas que ficaram lá embaixo, vendo pelo telão.




Jorge Forbes iniciou o programa lendo frases de grandes autores, da Bíblia a nossos dias, todas demonstrando a dificuldade em apreender o feminino, por isso “desa-foradas”, fora do foro. Exemplo, o epitáfio do poeta John Donne para a sua mulher: Enquanto você repousa, eu descanso.

E continuou: "... de quem, de fato, aprendemos a volúpia, o afeminamento, a frivolidade total, e outros muitos vícios, senão da mulher? Quem é o responsável por perdermos tantos sentimentos inerentes a nossa natureza, como o valor, a fortaleza, a prudência, a eqüidade e tantos outros, senão a mulher?" (Tolstoi, século XIX).

"A mulher parece resolvida a manter a espécie dentro de limites medíocres, a
procurar que o homem não chegue nunca a ser semideus" (Ortega y Gasset, século XX).

Alguns outros e, finalmente, Elias Canetti, búlgaro, Prêmio Nobel de Literatura de 1981: "Sua confusão era tal que começou a piorar mentalmente, como uma mulher."

Comentou JF:
A mulher sempre escapa aos lugares da civilização...
O homem é mais evidente. Se nào fosse pela mulher ele continuava brincando com seus tacapes. A mulher é singular. Ela tem uma máscara que ao mesmo tempo que encobre, deixa mostrar. A raiva feminina é muito maior que a masculina; ela é devastadora.
Os homens querem educar as mulheres, é difícil para eles entender a lógica delas.
A fala de Maitê pode ser resumida assim: a mulher é toda sedução.
Jorge Forbes finalizou falando da existência de um novo amor. Não o amor que me une a você por isso ou aquilo. Mas um amor responsável que diz que estou com você, apesar de você. (Amo em ti mais do que tu - Lacan).
Viva a coragem de Maitê e Jorge Forbes!

Nenhum comentário: