sexta-feira, maio 12, 2006

VOCÊ QUER MESMO SER AVALIADO?


O livro de Jacques-Alain Miller e Jean-Claude Milner, com prefácio de Jorge Forbes, foi lançado na Bienal do Livro deste ano, em São Paulo, pela Editora Manole. Ele denuncia essa sociedade de controle que se instala cada vez com mais força em nossos dias.

Selecionei algumas frases do livro:

A avaliação não é uma ciência, mas uma arte de gerenciamento.

Sob o pretexto de que há medida, mede-se, escalona-se, conta-se, compara-se; imagina-se que é científico. Isso não tem nada de científico e os melhores avaliadores, os mais inteligentes, que estão interessados no problema, sabem perfeitamente que não se trata de uma ciência.

Não é porque há cálculo que há ciência.

Não há problema que uma falta de solução não possa resolver.

O credenciado, o avaliado, é depurado de suas faltas e fica limpo como um bebê. É um batismo burocrático.

A operação de avaliação faz o ser passar de deu estado de ser único ao estado de um-entre-outros. É o que o sujeito ganha, ou perde, na operação: aceita ser comparado, torna-se comparável, tem acesso ao estado estatístico.

A avaliação se apresenta, com efeito, como o estabelecimento da conexão do gozo único, solitário sempre, autístico do sujeito com o Outro.

A avaliação destaca, com uma pureza que talvez jamais tenha sido atingida na história, a marcação primordial significante do ser humano, que é a matriz da socialização.

O avaliador chega como alguém que diz: "Eu não sei nada". E essa é a sua força, o lado inexpugnável de sua posição.

A comparação é, efetivamente, o núcleo da avaliação. É a operação que, passado o momento da sedução, permitirá que se chegue à estagmatização. Como dizia Jean-Claude Milner, a avaliação é um método de eliminação. E não qualquer um.

A avaliação visa a isso, a auto-condenação do sujeito. É a lógica própria do todo controle a partir do saber. Por isso, podemos considerar a avaliação como um método perverso.

Nós, os Psicanalistas, vamos debater esse estado de coisas num Fórum: A Psicanálise VERSUS A Sociedade de Controle. No dia 10 de junho, no MuBE. Toda a sociedade deveria participar dessa discussão. Aguardo você.

Veja os detalhes desse Fórum no site do Projeto Análise:

http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=31&i=62

Nenhum comentário: