sábado, maio 20, 2006

UMA PALAVRA - CHICO BUARQUE

Chico Buarque tem uma relação forte com a palavra. É de se supor, pelo poeta, compositor e romancista que é. Mas ele confessa essa paixão no DVD - UMA PALAVRA, que faz parte da caixa 3 do documentário sobre sua sobra.

Logo de início, num restaurante de Lisboa, ele declama o poema de Alvaro de Campos - Dobrada à moda do Porto, que publiquei aqui no blog, ano passado (uma das poesias preferidas de Tetéia, em se tratando de Fernando Pessoa). Vale a pena ler de novo:


DOBRADA À MODA DO PORTO


Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.

Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.

Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo...

(Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim
Particular ou público, ou do vizinho.
Sei muito bem que brincarmos era o dono dele.
E que a tristeza é de hoje).

Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.

Foi muito legal ouvir o Chico declamando essa poesia num bar/restaurante de Lisboa - A BRASILEIRA, que tantas lembranças me traz de lá.

Depois, ele falou da PALAVARA e cantou a música:

UMA PALAVRA

Palavra prima
Uma palavra só, a crua palavra
Que quer dizer
Tudo
Anterior ao entendimento, palavra

Palavra viva
Palavra com temperatura, palavra
Que se produz
Muda
Feita de lua mais que de vento, palavra

Palavra dócil
Palavra d'agua pra qualquer moldura
Que se acomoda em baldo, em verso, em mágoa
Qualquer feição de se manter palavra

Palavra minha
Matéria, minha criatura, palavra
Que me conduz
Mudo
E que me escreve desatento, palavra

Talvez à noite
Quase-palavra que um de nós murmura
Que ela mistura as letras que eu invento
Outras pronúncias do prazer, palavra

Palavra boa
Não de fazer literatura, palavra
Mas de habitar
Fundo
O coração do pensamento, palavra

Aí veio então o ponto alto do DVD: Quando ele falou da música João e Maria, uma das mais bonitas do Chico, na minha opinião. Além de linda, essa música tem um valor sentimental muito forte para mim. Traz lembranças de tempos idos, vividos, "tempo em que a gente era obrigado a ser feliz" e se era feliz sem pensar.

JOÃO E MARIA

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque e ensaiava o rock para as matinês
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião, o seu bicho preferido
Vem, me dê a mão, a gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido
Agora era fatal que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá desse quintal era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?


Chico contou que essa música havia sido composta por Sivuca em 1947 e que 30 anos mais tarde ele compôs a letra, inspirado nas conversas das crianças. Na época suas filhas eram pequenas e brincavam de: agora eu era.....

Quem não brincou de agora eu era ...? Me lembrei imediatamente das brincadeiras de quando era criança. Eu era sempre a princesa ou a rainha, enquanto meu irmão e seus amigos iam conquistar as terras e vencer as guerras para a princesa.

Pois é, acho que estou saudosista hoje. Por que será?

Ela desatinou ....

E a interpretação dessa música foi uma boa surpresa: Chico e Daniela Mércury cantando ao som do piano de Tom Jobim.

Chico é um bom contador de histórias também. Sendo o grande artista que é, e lindo como é, vale a pena assistir e se perder nesse DVD.

Nenhum comentário: