domingo, maio 07, 2006

6 DE MAIO - 150 ANOS DE FREUD

Samuel é uma gracinha de menino. Tem 5 anos. Nos conhecemos no voo de Belo Horizonte a São Paulo, ele em conexão de volta a Zurique com seu pai e eu voltando para casa. Embora por caminhos diferentes, nós três estávamos voltando para casa. Suiço-alemão como seu pai, mas filho de mãe brasileira, só falava alemão. Isso não impediu que nos entendêssemos. Deixei meu livro "Quando Nietzsche chorou" de lado e comecei a conversar com seu pai.

Seu pai falava português além de francês (sua mãe é francesa) e alemão, sua língua natal.

O avião estava vazio - não mais de 15 passageiros. Ao saber de minha formação psicanalítica quis improvisar uma sessão de análise.

No dia do sesquicentenário de Sigmund Freud, no céu que une Minas a Sào Paulo fiz meu primeiro atendimento.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Teresa

Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Amanhã escreverei sobre ele pois hoje já estou meio sem tempo e primeiro quero ler sobre quem escreveu sobre este gênio. Se puder dar uma olhada...

Um abraço

Marco Aurélio

Teresa Genesini disse...

Marco Aurélio,

gostei da sua visita; gostei do seu blog e das suas sugestões.

Vou colocar seu blog nos meus links.

Grande abraço.
Teresa