terça-feira, maio 31, 2005

TURMA DE ITAPETININGA SE PRONUNCIA


Nossos amigos de Itapetininga sempre foram presentes em nossa vida. Nos melhores e nos piores momentos, sempre estiveram presentes. A nossa história se mistura em muitos pedaços das nossas vidas. Hoje, por algum motivo, estão participando de modo muito passivo de tudo.

O blog, por exemplo, já trouxe notícia de aniversários, notícias que poderiam provocá-los, mas nada disso adiantou. Nenhum comentário. Ontem, recebi uma mensagem do Ricardo, o "porta-voz"da turma, e resolvi publicá-la como mais uma provocação:

Chaparrita mon amour

As saudades são recíprocas, afinal já faz algum tempo que não nos vemos. Por aqui, muita coisa acontecendo. Continuo no Inglês, almoço com mamãe 2 vezes por semana, limpo a piscina, cuido das cachorras, fiz um curso básico de degustação de vinho, e outras coisas mais.

Quanto ao teu Blog, tenho me divertido muito. Ele é a sua cara! Da D. Teresa à sua gata que ainda não conheço. Variadíssimo: Música, dança, Ikebana, Filosofia, Psicologia, Viagens, aniversários, shows, comentários.

Curti muito sua seleção musical de 2 cantores: Roberto e Caetano. Pode continuar me passando as novidades na medida que você for inserindo.

Mande um beijo pra Lê, outro pro André, um abração no Fôfo e um beijaço pra você.

Ricardo

domingo, maio 29, 2005

BLOG É COISA SÉRIA

Agora que a VEJA viu que blog é coisa séria, todo mundo vai começar a achar que é mesmo. Chegaram a citar um blog interessante: www.soaressilva.wunderblogs.com . Clique pra ver.

Então tá. Eu tava só brincando de falar sério. Outro dia, minha amiga Teresa Tetéia até identificu um ato falho meu, ao comentar sobre um site. Eu disse que preferia escrever no meu blog, porque era coisa séria - não lembro bem como foi. Melhor perguntar pra ela, que na hora percebeu o ato.

Pois é, blogueiros do mundo. Perceberam que quem quer faz e quem não quer critica. Mas o blog também tem lugar pra crítica, é a boca maldita, onde se diz o que pensa do jeito que quer. Quem gostar clica e fala também. Quem quiser ficar por fora não clica.

Chorei, não procurei esconder. Todos viram, fingiram, pena de mim não precisava...
Ali onde eu chorei, qualquer um chorava.
Dar a volta por cima que eu dei quero ver quem dava....

Salve Paulo Vanzolini!

sexta-feira, maio 27, 2005

FILME FALADO


Quem quiser ter uma aula de história da civilização, contada por uma portuguesa que sai do Tejo para a Índia, de navio, com sua filha de 7 anos, não pode deixar de ver esse belo filme. Ele é falado em francês, italiano, grego, inglês e português, que é visto como uma língua estranha. É uma viagem surrealista, a dos personagens e a da platéia. Gostei muito. Lindo, lindo!!

quarta-feira, maio 25, 2005

A PSICANÁLISE NA CIDADE


A psicanálise marca sua presença nas cidades. Nesta semana, jornais, revistas e livros trazem idéias, conceitos e histórias sobre Lacan e seu legado, a psicanálise no século xx1. Jorge Forbes orgulha seus seguidores, participando ativamente de todas essas manifestações, com artigos e entrevistas:

Jornal CLARIN, de Buenos Aires, 21 de maio- Um debate sobre o legado de Lacan.

Jornal MEIO&MENSAGEM, de São Paulo, 23 de maio - Muito além do Chantily.

Revista MENTE&CÉREBRO, Memória da psicanálise: Lacan - Jacques Marie Émile Lacan, um analista do futuro.

Livro NUEVOS SINTOMAS, NUEVAS ANGÚSTIAS, Buenos Aires, 2005

maiores informações: http://www.jorgeforbes.com.br/br/index.asp

AULA DE TANGO


Dançando um tango com o Vitor.

Selecionei dois tangos.
um que dancei na minha última aula: Uno

E uma interpretação que adoro: Cuesta Abajo

terça-feira, maio 24, 2005

Triebregung

Elza, num artigo publicado no Projeto Análise chamado Triebregung - O que será? dizia que

o Triebregung é uma força positiva e ativa, diferentemente do émoi, força negativa e passiva. Para Forbes, o Triebregung se refere ao fato da pessoa não saber o que fazer com seu tesão; que na clínica analítica o problema é suportar a qualidade. Suportar defeitos é questão do psiquiatra. O psicanalista trata do sucesso, muitas vezes insuportável para quem o tem. O êxito ocorre quando a falta vem a faltar. Se Freud buscava a verdade, Lacan buscava a diferença.

Então vamos colocar o Triebregung pra funcionar.
E viva a diferença!

Será que dá pra dormir com isso?

se quiser ler o artigo inteiro clique em:
http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=61&i=21

domingo, maio 22, 2005

MEU DOMINGO

Programa CAFÉ FILOSÓFICO , TV Cultura, domingo à noite: O SEXO COMO MITO

Por que o sexo tornou-se um mito?
É esse o tema desenvolvido nesse programa, por Eliana Robert de Moraes.
Ela fala da sexualidade como um excesso do pensamento, da imaginaçào - uma fantasia literária, artística.
Definiu o sexo como objeto privilegiado do exercício do poder.
Na visão de Michel Foucaut, o sexo é a adequaçào do prazer às formas sociais. Diz ainda que a imaginaçào domina o poder que tenta domesticar o corpo e a sexualidade.
Segundo Eliana, o erotismo literário pode ser enfocado pela via do trágico ou do cômico, mas sempre oferece uma problematização do pensamento. Definiu erotismo como sendo excessos dos pensamentos, que tem uma relação com as pulsões do corpo.

Esse progrma me fez voltar à última aula do Projeto Análise: Segundo Lacan, a sexualidade tem a ver com a morte, é uma emergência da função da morte individual.
E fica uma questão: o erotismo, sendo um excesso, leva ao gozo ou ao orgasmo? É sabido que orgasmo é diferente de gozo. E o orgasmo satisfaz?

Chico, um poeta, já dizia: O que será, que será, que brota à flor da pele, será que me dá. E que me sobe à face e me faz corar, e que me salta aos olhos a me atraiçoar...
que dá dentro da gente, que não devia, que é feito uma aguardante que não sacia.....
que não tem cansaço nem nunca terá e que não tem mais geito de dissimular, o que nào tem governo, nem nunca terá. O que não tem juízo.

Foi um domingo de muita leitura.
Estou terminando o livro de Tom Wolfe - Radical chique e o novo jornalismo, muito interessante.
Passando numa banca de revistas ontem à noite, deparei com uma publicação: LACAN - A lógica do sujeito, Coleção Memória da Psicanálise, da Revista VIVER mente&cérebro - edição especial no. 4. Só fui deitar altas horas da madrugada, depois de ler toda a revista que inicia com um artigo de Jorge Forbes. Nào é preciso dizer que gostei desse artigo e acho que vale a pena ler a revista toda.

domingo, maio 15, 2005

NEY MATOGROSSO NO BARETTO


Domongo à noite. Maria Clara e Marco Túlio nos convidaram para o show do Ney no Baretto. Um show intimista: um público de 60 pessoas, ele cantando e dançando, todo insinuante, acompanhado por um quarteto de cordas. MARAVILHOSO!!

Ele cantou LÁBIOS DE MEL:

Meu anor quando me beija, vejo o mundo revirar

Vejo o céu aqui na terra e a terra no ar.....

Tenho que terminar um trabalho, que era pra hoje, então o link com a música fica pra outra vez. Enquanto trabalho, escuto o CD em que ele canta essa música.

Bye, bye.

DOMINGO DE SOL


Salve o sol do céu da nossa terra!

Que bom ver o sol lá fora depois de um final de semana (sexta e sábado) participando da IV JORNADA DA TERAPIA COGNITIVA. É um alívio!

Pra se ter uma idéia da delícia que foi participar desse evento, deixo aqui registradas algumas "pérolas" que ouvi dos expositores:

DESEJO – é algo que nos direciona, por isso a orientação é tão importante. A orientação tem a ver com o desejo, com a preferência sexual, mas não é uma escolha. Ele se manifesta, é um acontecimento.

Hoje o homem se preocupa com o prazer da mulher. Se a mulher sente dor ou não se sente bem durante o ato, o homem fica muito mal.

Uma mulher geralmente tem um recato, não é só chegar e transar. E se agir assim, assusta o homem.

Quando a parceira sabe estimular, o homem usa o pênis, a mão, a boca, etc..e o tamanho do pênis não importa.


Ohhhh!!!! Como a mulher é poderosa!!!!!

quinta-feira, maio 12, 2005

MULHERES INSATISFEITAS


As mulheres são basicamente insatisfeitas, o que é o mesmo que dizer que são basicamente desejantes. Satisfeitos não desejam, para quê?

Elas são basicamente insatisfeitas por apontarem uma satisfação possível no que ainda virá, no amanhã. Dizê-las sonhadoras vem daí, desse olhar esperançado para um mais além.

Jorge Forbes faz uma bela análise da mulher, nesse artigo publicado na revista UMA, n. 56, maio de 2005.

Leia o artigo inteiro clicando no link:

http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=26&i=62

quarta-feira, maio 11, 2005


André, mamãe e eu, no aniversário de André em agosto passado
Posted by Hello

Mamãe, comigo e Letícia, no meu aniversário, em novembro passado.
Posted by Hello

MINHA MÃE COMPLETA 78 ANOS

Minha mãe é uma guerreira. Tenho muito orgulho dela, pelo que ela é e pelo que fêz por mim.

Dela herdei a coragem de lutar pelo que se quer, a crença que nunca é tarde pra se começar qualquer coisa, até mesmo a realização de um grande sonho (ela começou a estudar depois de ter seus 2 filhos e formou-se em matemática um ano antes de mim), o gosto por festas e pela dança. Ainda hoje adora dançar, tem seu grupo de amigos que viajam, dançam e fazem muito trabalho social.

Quem frequenta minha casa já viu os trabalhos maravilhosos dela: toalhas bordadas e com crochê para o lavabo, para a cozinha, colchas, almofadas e cortinas de crochê nos quartos, bolsas, roupas, enfim, muita coisa que já perdi a conta. Ah, quando moça, foi crooner da orquestra da região de Itapetininga.

E seus doces, seus pratos caprichados.... Quantas reuniões, almoços e jantares pra meus amigos, com suas delícias.....

Que Deus lhe dê saúde e alegria de viver por muito tempo mamãe!

Um beijo especial pra você neste dia!

CORPOS PINTADOS

Na semana passada fui à OCA, no parque Ibirapuera depois de fazer minha caminhada habitual. Entrei para ver a exposiçào CORPOS PINTADOS e fiquei extasiada. Nào conseguia sair de lá. Liguei pra minha professora de inglês e propus a ela fazermos nossa aula de inglês lá mesmo, pois preferia perder a aula a sair de lá. Ela topou e foi uma das aulas mais gostosas de inglês que já fizemos.

Não dá pra descrever a sensaçào daqueles corpos nus pintados e a música que acompanha aquela viagem. Adorei as fotos de 2 americanas que fotografaram tribos africanas que pintam o corpo de forma tão sensual. Comecei a ler os livros dos artistas e me demorei mais nos dessas fotógrafas - Carol Beckwith e Angela Fisher- que viveram por um tempo com algumas tribos como SURMA, KARO, cujo lema era: a pele como espelho da alma. Em seu depoimento elas disseram: Existem poucas recompensas maiores na vida que a de experimentar a sensação de descobrimento: explorar, perceber o que há do outro lado, constatar diferenças e semelhamças.

Entre no site, faça uma viagem virtual, escute as músicas e vá entrando na magia que esses artistas propõem: http://www.corpospintados.com.br/

Mas não deixe de visitar a Oca também. Vale a pena!


quarta-feira, maio 04, 2005

MIA WALLACE - A GATA QUE NÃO MIA

Mia é muito gracinha. Brincalhona como um bebê, tudo quer morder e adora dormir no colo. Fica louca atrás de uma bolinha, mesmo que seja de papel. Curiosa, sobe em todas as coisas, pula sem medo e corre, como corre. Me divirto muito com ela.



Mia aos quatro meses
Posted by Hello

REFLEXÕES LISÉRGICAS

Duas músicas em homenagem ao grupo de pesquisa sobre a TCC.
É só clicar:
Reflexões Lisérgicas 1
Reflexões Lisérgicas 2

segunda-feira, maio 02, 2005

IMPRESSÕES

Outro dia assisti um filme muito interessante: CONFIDÊNCIAS MUITO ÍNTIMAS.

Gostei bastante, tem um quê de humor, de ridículo e também inteligente. Umas cenas deliciosas, uma análise divertida. A mudança da personagem principal no processo de análise é ótima: fica bonita, provocante, sexy e com muito senso de humor. Foi uma boa indicação da minha amiga Cláudia.

Outro filme que vimos no final de semana e gostei muito: A INTÉRPRETE, com Nicole Kidman e Sean Penn. Os dois estão ótimos, mas o Sean me deixou de boca aberta. Que homem!!!! Apesar do enredo forçado, o suspense mantém a atenção o tempo todo.

Ganhei também o novo CD de Omara Portuondo, com dedicatória e tudo. Esse ritmo cubano é uma delícia. Aos setenta e poucos anos, essa cubana que foi redescoberta no documentário BUENA VISTA SOCIAL CLUBE continua cantando divinamente.

Mas o samba ainda é minha paixào. Uma das minhas músicas favoritas é VOLTA MEU AMOR, de Manacéa e Áurea Maria, interpretada por Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. Escute clicando no link:

wme.genesini.com/genesini.com/VoltaMeuAmor.wma