Uma sala inteira está dedicada aos auto-retratos de Courbet. São impressionantes! É uma das suas especialidades. Acho mesmo que são suas melhores obras, embora tenha feito retratos de muitas pessoas, com uma capacidade ímpar de exprimir as expressões dos personagens.
Courbet ( 1819- 1877) nasceu numa família de proprietários de terra de Besançon na França. Depois de freqüentar um colégio na mesma cidade, começou a ter aulas de pintura e iniciou seus estudos de direito em Paris. Finalmente decidiu estudar desenho e pintura por iniciativa própria, copiando os grandes mestres no Louvre principalmente Hals e Velázquez. Suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos. Em 1844 expôs pela primeira vez no Salão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os quadros Enterro em Ornans e O Ateliê do Artista, que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas demasiadamente prosaicos. Courbet não se deu por vencido e construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, que chamou de realista, fundando assim esse movimento. (WIKIPEDIA)
As pinturas de mulheres nuas, de uma forma erótica e ousada para a época fizeram com que Courbet fosse chamado de transgressor. Ele revolucionou a pintura com sua arte.
Esse quadro chama-se O NASCIMENTO DO MUNDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário