quarta-feira, janeiro 09, 2008

FRAGONARD


A exposição de Fragonard - LES PLAISIRS D'UN SIÈCLE - acontece no Musée Jacquemart - André , de 3 de outubro de 2007 a 13 de janeiro de 2008, em Paris.
O próprio palácio onde é hoje museu Jacquemart-André já vale a visita. Contruído em 1876 por Edouard André, amante das artes, traz ainda várias suítes mobiliadas e decoradas como na época. Veja o site do museu:
Jean Honoré Fragonard (Grasse, 5 de abril de 1732 - Paris, 22 de agosto de 1806) foi um desenhista e retratista nascido em Grasse, considerado um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo. Estudou pintura em Paris e transferiu-se para Roma em 1756 e voltou a Paris em 1761. Sua consagração veio com a apresentação no Salão de Paris (1765) com o enorme quadro de tema trágico, O sumo sacerdote Coreso sacrificando-se para salvar Calirroé, que foi adquirido pelo rei Luís XV. Entrou para a a Academia Real (1765) e casou-se (1769) com Marie-Anne Gérard, e novamente viajou para a Itália, onde pintou uma série de desenhos de vistas e paisagens. Retornando a Paris (1773), reduziu sua pintura de paisagens com pequenas figuras, passando a se dedicar a reprodução de cenas domésticas e sentimentais. Na última fase de sua vida, pintou cenas de amor e da natureza e morreu em Paris, pobre e quase esquecido. (Wikipedia)

Nenhum comentário: