sexta-feira, outubro 20, 2006

O QUE FAZER NUMA SEMANA EM PARIS?


Estar em Paris já é fazer alguma coisa. Caminhando de dia ou passeando de carro à noite, Paris c’ést magnifique.

Passeando por St Germain des Pres, por suas lojas, cafés e boulangeries, passe por Rue de Lille, 5 – aí morou Lacan por 40 anos (anuncia uma placa na parede do edifício) e fez a psicanálise do real. Depois, um café no Deux Magots ou um poullet na Brasserie Lipp.
Além da gastronomia que é um mundo à parte, tenho algumas sugestões:

Passar a tarde numa livraria – é tudo de bom. O problema é o peso da mala ao voltar pra casa. Mas vale o risco.

Comprar CD na FNAC – o último CD de Henri Salvador, com participação de Caetano Veloso e Gilberto Gil, está imperdível.

Museu D’Orsay – depois de se perder nas telas de Monet, Cezane, Degas, Renoir e Van Gogh, não dá pra ver mais nada. É muito. Não dá pra misturar, tem que ir embora e deixar essas imagens na cabeça, por um tempo.

Centre Georges Pompidou – é uma viagem à parte. As exibições, a livraria, sua arquitetura e a vista extasiante da cidade.... Duas exposições importantes: Robert Rauschenberg (Combines) e
Yves Klein (Corps, Colour, Immatériel).

Cinema – Tem de tudo nos muitos cinemas de Paris. The Quenn, de Stephen Frears, é o filme do momento. Imperdível!!!!

Teatro – vi duas peças de estilos totalmente opostos:

Marie Stuart, de Holfgang Hildesheimer, com Isabelle Adjani (que apesar de um pouco gorda, continua linda). Conta as 2 últimas horas de vida da rainha, antes de ser decapitada.

Quartet, de Heiner Müller, com Isabelle Huppert e direção de Bob Wilson. Uma experiência que fica no corpo por um bom tempo. É um texto importante de Müller, que já foi encenado em vários países. Mas a direção de Bob Wilson é qualquer coisa de especial, de singular. De uma beleza plástica e musical, só vendo pra entender....

E os amigos sempre dão o tom. Tenho a sorte de ter bons amigos onde esteja. Maguy e seu amigo Aimé, dono do restaurante Ma Bourgogne – Place des Vosges, são bons companheiros. Passamos horas agradáveis no Ma Bourgogne: bom papo, champagne e muitas risadas.

Nenhum comentário: