quarta-feira, outubro 04, 2006

CINQUENTÃO, O VERDADEIRO ADOLESCENTE - uma nova crise a ser tratada


Será que dá para ser adolescente aos 50 anos sem ser babaca?

Com essa pergunta, Jorge Forbes iniciou sua conferência, no Espaço Cultural CPFL, em Campinas - o primeiro da série O Prolongamento da Vida, gravado todas as terças-feiras, para o prograna Café Filosófico da TV Cultura.

O salão estava lotado e a sala vip, lotada também, onde se assitia a tudo num telão. Não foi uma conferência comum. Jorge Forbes passeou pelo salão, com o microfone na mão, entrevistando as pessoas. Parecia um programa de auditório, sério e divertido ao mesmo tempo. Depois, discorreu sobre o tema e finalzou respondendo questões da platéia. Um sucesso!

Basicamente, essa crise é do homem globalizado, que está desbussolado frente a esse mundo com tantas mudanças, cheio de opções, e com perspectiva de vida até 100 anos. O cinquentão de hoje quer romper com sua vida de compromissos e quer refazê-la, livre de tudo o que o sufocava, da cobrança da família, do emprego, etc.

Isso tudo porque nossa vida agora é ilimitada; nós modificamos o cotidiano, a vida, desde o nascimento de um bebê. O pai cinquentão de hoje nào é mais modelo para seu filho. Ele é fundamental como pai, mas não como modelo e sim como um diferencial.

E para a mulher? A mulher quer saber se o homem é capaz de dizê-la; quer um homem que consiga fazê-la sorrir, porque é dessa forma que ele consegue agradá-la.

O mundo globalizado é como um espelho fragmentado. E o homem tem que inventar um mundo novo; é aí que ele se perde e entra em crise. Mas há uma saída, disse JF. Há uma saída no imprevisto, na surpresa, na invenção responsável. Vamos apostar e quem sabe nossos filhos não serão então adolescentes aos 50 anos.

Se quiser acompanhar a gravação dos próximos programas, que contará com Mayana Zatz (geneticista), Ricardo Caruana (arquiteto) e Ivo Pitanguy (cirurgião plástico), clique aqui: http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=14&i=4

Nenhum comentário: