domingo, junho 29, 2014

OBSESSÃO INFINITA - YAOI KUSAMA


A exposição OBSESSÃO INFINITA de Yaoi Kusama, no Instituto Tomie Ohtake atrai milhares de pessoas desde seu início. É a primeira restrospectiva dessa grande artista na América Latina. Suas repetições transformadas em arte - as bolinhas, as redes, os falos - são apresentados em pinturas, esculturas e instalações.
Yaoi nasceu no Japão, em 1929. Mudou-se para Nova York em 1957 e retornou para o Japão em 1973, onde continua criando. "Artistas não costumam expressar seus próprios complexos psicol[ogicos diretamente, mas eu adoto meus complexos e medos como temas. Fico aterrorizada só ao pensar que algo longo e feio como um falo me penentre, e é por esse motivo que construo tantos falos... Eu construo muitos e muitos deles e então continuo construindo, até que me enterro no processo. A isto dou o nome de 'obliteração' " - diz Yaoi Kusama.





As redes, os pontilhados, lembram os laços sociais hoje - tão feagilizados, descontínuos e ao mesmo tempo em rede, horizontais. Vale a pena conferir essa exposição que fica em cartaz até 27 de julho.





Nenhum comentário: