sábado, junho 07, 2014

NELSON RODRIGUES: MYRNA SOU EU

Myrna sou eu - peça de Nelson Rodrigues, em que Myrna - pseudônimo de Nelson - responde, em um programa de rádio, cartas enviadas pelas ouvintes.

É o consultório sentimental de Nelson Rodrigues, num monólogo de Nilton Bicudo, sob a direção de Elias Andreato. Em cartaz no teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional - SP.

Nelson escreveu crônicas no jornal Correio da Manhã, durante muitos anos, com o pseudônimo de Myrna. A editora Nova Fronteira editou um livro com essas crônicas intitulado MYRNA - Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo.

A peça é excelente - interpretação e direção notáveis! O sarcasmo, humor e ironia de Nelson Rodrigues são ingredientes desse texto inteligente do filósofo do cotidiano brasileiro. Impossível não notar um viés psicanalítico no pensamento rodriguiano.

Algumas frases marcantes desse texto:

- Quando tinha 17 anos pensava do amor maravilhas ..... Depois, quando me apaixonei, descobri a mais estranha das verdades: não havia entre o meu amor e a felicidade a menor relação..... Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo.

- Você sabe qual é o tremendo erro da maioria absoluta das mulheres? - achar que o fato de amar implica, obrigatoriamente, a felicidade.

- Quando uma mulher apaixonada se queixa, eu tenho vontade de fazer-lhe esta pergunta: "Não lhe basta amar? Você quer, ainda por cima, ser feliz?"

- O destino, quando concede a graça inefável do amor, subtrai uma série de outras coisas. Antes de mais nada o sossego.

- Sofrer pela criatura amada não é um mal, é quase um bem. Você conhece tristezas mais lindas, mais inspiradoras, do que as tristezas do amor?

- Não há pior solidão do que estar mal-acompanhado.

- Sofrimento, maior ou menor, é inseparável do amor. Impossível amar sem sofrer. E quando não há motivos concretos, a pessoa os inventa.

- Em amor, ninguém tem direito de exigir nada.

A peça entra em recesso durante a Copa do Mundo e volta no final de julho. Não perca !

Nenhum comentário: