sexta-feira, setembro 04, 2009

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA


O filme O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, baseado no livro com o mesmo título, é um filme belo, sensível, emocionante, que toca o fundo da alma. Já vi três vezes, vi também o making of e entrevistas com o diretor e outros personagens e veria ainda outras tantas vezes.

Jean-Dominique Bauby, nascido em 1952, pai de três filhos, era redator-chefe da revista francesa Elle quando sofreu um derrame cerebral. Depois de ficar 20 dias em coma, os médicos descobrem que ele foi vítima de um locked-in syndrome, uma doença rara, que o deixou lúcido intelectualmente, mas paralisado por completo, só podendo respirar e comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo, fez esse livro como uma forma de se agarrar à vida. Quando todo seu corpo está imóvel, a memória e a imaginção voam sem fronteiras. Começa a ditar um livro usando seu olho esquerdo - pisca ao ouvir a letra que lhe interessa e vai escrevendo seu livro - o resultado é maravilhoso.

A filmagem foi feita no próprio hospital onde Bauby ficou internado e muitas pessoas que participam do filme são as que trabalham no hospital e cuidaram dele. É um filme impressionante!

Veja o trailer:



(Le Scaphandre et le Papillon)
ano de lançamento ( França EUA ) : 2007
direção: Julian Schnabel
atores: Mathieu Amalric , Emmanuelle Seigner , Marie-Josée Croze , Anne Consigny , Patrick Chesnais e Max Von Sydow
duração: 01 hs 52 min


A trilha sonora é linda! Vale a pena escutar a música que começa o filme: LA MER.




Quero comprar o livro: O Escafandro e a Borboleta (Ed. Martins Fontes, 142 páginas, R$ 34, tradução de Ivone Castilho Benedetti).

Um comentário:

Vagner Arakawa disse...

Olá, Teresa. Tudo bem?
Não pude deixar de comentar este post sobre o "Escafandro e a Borboleta" - que também gostei muito - sem deixar de avisar que no Submarino.com.br (http://www.submarino.com.br/produto/1/21617422/escafandro+e+a+borboleta,+o) o livro está em mega promoção e custa menos de 10 reais. Preço de sebo, mas novo. Recomendo, então, passar por lá. Espero que goste da dica.

Só para não ficar estranho, eu a "conheci" no IPLA. Participei do Curso das Clínicas de Lacan no sábado passado e passei a segui-la no Twitter.

Dei uma passada no seu blog e aqui estou.

Era isso. Gostei do seu blog. Vou visitá-lo mais.

Abraços.