sexta-feira, janeiro 16, 2009

PICASSO E SEUS MESTRES



Essa é a grande coqueluche em Paris, em se tratando de exposições.

As filas são imensas, com horas de espera, principalmente no Grand Palais onde está a maior parte da exposição.

Ela se complementa em mais outros dois museus - no Louvre: Picasso / Delacroix: Les femmes D'Arger e no Musée D'Orsay: Picasso / Manet - Le Déjeuner sur l'herbe.


A exposição do Grand Palais traz várias obras de Picasso que são releituras dele dos grandes mestres. Dessas prefiro as que são relativas às obras de Velasquez.

Palavras de Picasso: Las Meninas, quel tableau! Quelle realité! Velasquez est vrai peintre de la realité!

Das obras de Velasques - LAS MENINAS e L'INFANTE MARIE-MARGUERITE - Picasso fez uma série de cada uma delas. São as minhas preferidas da exposição e por isso selecionei aqui uma reprodução de cada. Picasso passou quatro meses do ano de 1957 desenvolvendo várias obras / versões desses quadros de Velasquez.


Velasquez (1653/ Picasso (1957) - L' infante Marie Marguerite



















Velasquez (1656) / Picasso (1957) - Las Meninas









No Museo D'Orsay,todas as obras de Picasso se referiam a uma única obra de Manet: LE DÉJEUNER SUR L'HERBE, de 1863.
Esse raro quadro de Manet, de 1863, que mostra um piquenique num bosque, com 3 pessoas: 2 homens vestidos e uma mulher nua, chamou a atenção de Picasso. De 1954 a 1962, ele desenvolveu inúmeras versões desse quadro, com diferentes tendências.
Picasso (1960) / Manet (1863) - Le Déjeuner sur L'herbe

















No Louvre, a partir do quadro de Eugène Delacroix - Les Femmes d'Alger, de 1834, vemos 2 cadernos de desenho de Picasso, iniciados em 1940 e 15 pinturas desse tema, desenvolvidos entre 13 de dezembro de 1954 a 13 de fevereiro de 1955. São várias versões do tema, numa avidez de criação que nos impacta.
Delacroix (1834) / Picasso (1955) - Les femmes d'Alger











Gostei muito dessas exposições e consegui entender um pouco melhor a forma de Picasso se expressar a partir de seus mestres.

Quem quiser aproveitar, as exposições terminam dia 2 de fevereiro, mas a partir de 30 de janeiro ficam 24 horas abertas até o fechamento no dia 2.
Vale a pena !!!

Nenhum comentário: