segunda-feira, janeiro 26, 2009

JE NE SAIS QUOI ...









JE NE SAIS QUOI trata da relação entre Sigmund Freud e a cantora Yvette Guilbert.


JE NE SAIS QUOI ... é a peça de teatro apresentada hoje em Paris, no Théâtre la Vieille Grille. A peça, sobre a comunicação entre Freud e a cantora, é um musical em que Nathalie Joly canta as canções de Guilbert acompanhada pelo pianista Jean-Pierre Gesbert. É inspirada na relação de amizade e de admiração mútua entre Freud e Guilbert.



A história começa em 1889, quando Freud vem à Paris para um congresso internacional de hipnotismo. Madame Charcot insiste em levar Freud para assistir a apresentação da vedete Yvette Guilbert, ainda em início de carreira e Freud se encanta por ela. Nesse dia Yvette interpreta a canção DITES MOI QUE JE SUIS BELLE - esta torna-se a canção preferida de Freud.

Veja aqui a filmagem que Andréa fez esta noite, no teatro, da canção preferida de Freud:



Yvette inicia a carreira com 16 anos e depois vai para o Moulin Rouge. Começa a viajar fazendo shows internacionais. Será depois imortalizada por Tolouse Lautrec, que a tem como uma de suas musas inspiradoras. Veja aqui algumas figuras de Lautrec sobre Yvette: http://www.nga.gov/exhibitions/2005/toulouse/guilbert.shtm


Passam-se 37 anos até que, em 1926, Freud e Yvette se conhecem pessoalmente e começam a se corresponder. Freud vem vê-la em Paris, ela vai para Londres e Freud vai assistir aos shows. Yvette casa-se com Max, um biólogo vienense, que se torna também amigo de Freud. Max traduz para Yvette as primeiras cartas de Freud. Quando Freud adoece em Londres, Maria Bonnaparte traz Yvette para cantar para Freud.

Yvette tem uma personalidade que fascina a Freud e ela é encantada por Freud. Sigmund Freud e a cantora Yvette Guilbert se corresponderam desde 1926 até poucos meses antes da morte dele, em 1939.

Este vídeo do YouTube traz uma gravação original de Yvette:



Essa peça foi uma dica que me deu Jorge Forbes - que sempre dá as melhores dicas de Paris.

2 comentários:

Anônimo disse...

Teresinha, como é gostoso seu Blog. A gente vai lendo viajando com os textos,lugares lindos, notícias interessantes...eu adoro.
Vou continuar passeando pelo Blog a noite qdo voltar do trabalho.
Beijo
Naninha

Anônimo disse...

Muito legal. Gostaria muito de ter visto.

Beijo, Elza