Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia - para mim, a maior importância desse museu é a presença de GUERNICA, de Picasso. É super interessante acompanhar nas salas que antecedem o espaço onde essa obra está exposta, os cerca de 30 trabalhos / esboços que compoem o estudo da obra, que teve início em 1 de maio de 1937 e terminou em 4 de junho do mesmo ano. Também chama atenção as fotos de Dora Maar, que fotografou as várias fases da obra.
Outas salas que visitei e me deixaram encantada foram as salas de Miró, Dali, Picasso e outros surrealistas. Havia também vários filmes de Buñuel e documentários da guerra espanhola. Não segui para os outros andares para não misturar essa imagens tão maravilhosas. Saí do museu encantada com o que vi. O site do museu: http://www.museoreinasofia.es/museoreinasofia/live/index.html
Não pude rever Velasquez no Museo del Prado, que tanto aprecio. Numa próxima viagem a Madrid, será uma prioridade.
Ao voltar para casa retomei as leituras dos livros raros de Juan e me deliciei com a marmelada que ele havia preparado com marmelo de sua plantação.Juan Delval - filósofo, escritor de mais de 20 livros, colecionador de antgidades, é o amigo que possui a maior biblioteca que já vi.
Além de alguns livros de sua autoria, ganhei uma raridade : FISIOLOGIA DEL MATRIMONIO, de Balzac, 1829.
Leia algumas pérolas desse livro:
El matrimonio es una ciencia.
Un hombre no puede casarse sin haber estudiado la anatomia y hecho la disección de una mujer, al menos.
La suerte de una familia depende de la primera noche.
Entre dos seres que no se aman, preside el genio del libertinaje; pero las caricias que el amor preside no son lascivas jamás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário