domingo, janeiro 04, 2009

DE PARIS A MADRID










Aproveitei para começar o ano encontrando os bons amigos. Maguy em Paris e Juan em Marid.
Juan me recebeu com um belo jantar em que mostrou suas conhecidas habilidades culinárias. Bons amigos vieram animar a festa nessa casa especial em que Juan guarda seu tesouro - uma coleção de quase 30 mil livros.
Entre livros e guloseimas, ainda houve espaço para visitar os grandes museus de Madrid:
Museo Thyssen-Bornemisza - além da coleção permanente que inclui Picasso, Miró, Dali e os surrealistas e o impressionistas havia uma exposição sobre a arte nos tempos da primeira guerra mundial: 1914 ! La vanguardia y la gran guerra. Impressionante como esse período, de 1913 a 1919 foi tão vanguardista. O site do museu: http://www.museothyssen.org/thyssen/


Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia - para mim, a maior importância desse museu é a presença de GUERNICA, de Picasso. É super interessante acompanhar nas salas que antecedem o espaço onde essa obra está exposta, os cerca de 30 trabalhos / esboços que compoem o estudo da obra, que teve início em 1 de maio de 1937 e terminou em 4 de junho do mesmo ano. Também chama atenção as fotos de Dora Maar, que fotografou as várias fases da obra.

Outas salas que visitei e me deixaram encantada foram as salas de Miró, Dali, Picasso e outros surrealistas. Havia também vários filmes de Buñuel e documentários da guerra espanhola. Não segui para os outros andares para não misturar essa imagens tão maravilhosas. Saí do museu encantada com o que vi. O site do museu: http://www.museoreinasofia.es/museoreinasofia/live/index.html

Não pude rever Velasquez no Museo del Prado, que tanto aprecio. Numa próxima viagem a Madrid, será uma prioridade.

Ao voltar para casa retomei as leituras dos livros raros de Juan e me deliciei com a marmelada que ele havia preparado com marmelo de sua plantação.




Juan Delval - filósofo, escritor de mais de 20 livros, colecionador de antgidades, é o amigo que possui a maior biblioteca que já vi.

Além de alguns livros de sua autoria, ganhei uma raridade : FISIOLOGIA DEL MATRIMONIO, de Balzac, 1829.



Leia algumas pérolas desse livro:

El matrimonio es una ciencia.

Un hombre no puede casarse sin haber estudiado la anatomia y hecho la disección de una mujer, al menos.

La suerte de una familia depende de la primera noche.

Entre dos seres que no se aman, preside el genio del libertinaje; pero las caricias que el amor preside no son lascivas jamás.

Nenhum comentário: