sábado, novembro 08, 2008

UMA TARDE NOS SEBOS



Uma tarde diferente: em vez de entrar na FNAC continue na Rua Pedroso de Morais procurando livros raros nos 8 sebos que se encontram na rua.

Comprei dois livros de Camões:
- uma edição portuguesa (Porto Editorial - Porto) dos Lusíadas para estudantes do Instituto Coimbra, com comentários do professor organizador dessa edição - Emanuel Paulo Ramos - , a biografia de Camões e uma introduçaõ literária da época contemporêna à Camões.

- Lyrica - um edição ilustrada com redondilhas e sonetos de Camões, de 1959, com a primeira página da primeira edição, de 1595 e da edição de 1607. É um livro muito bonito, de formato grande, com as letras também em tamanho grande - Editora ATIS. Aqui vai uma amostra das redondilhas:

Mote alheio

Minina dos olhos verdes,
Porque me não vedes?

Voltas

Eles verdes são,
E têm por usança,
Na cor, esperança,
E nas obras, não,
Vossa condição
Não é de olhos verdes,
Porque me não vedes.

--------------------

Mote alheio

Se de saudade
Morrerei ou não,
Meus olhos dirão
De mim a verdade.
Por eles me atrevo
A lançar as águas
Que me mostrem as mágoas
Que nesta alma levo.

--------------------

Comprei uma edição de bolso da Aguillar Editora, (pequeninho, lindo) em papel bíblia, de 1956, de Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. O livro traz 182 ilustrações reproduzidas de diversas edições nacionais (espanholas) e estrangeiras. Uma jóia !

Uma coisa importante dessa empreitada é ter a companhia de alguém entendido, acostumado a frequentar e descobrir raridades em sebos - essa introdução faz toda a diferença. Se você ainda não teve essa experiência , recomendo !

Nenhum comentário: