Claude Lévi-Strauss nasceu em 28 de novembro de 1908, em Bruxelas, é francês e vive hoje em Paris.
Estudou Filosofia e Direito em Paris, mas ganhou reconhecimento mundial com seus estudos etnológicos. É considerado o criador da Antropologia Estrutural e um dos maiores pensadores do século 20. Lévi-Strauss veio ao Brasil pela primeira vez em 1935, integrando a missão francesa que participou da criação da Universidade de São Paulo. Tinha 26 anos quando ocupou a cadeira de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP. Entre 1935 e 1939, viajou pelo país e desenvolveu pesquisas etnológicas com índios kadiwéus e nambikwara. A experiência brasileira foi descrita, anos mais tarde, em 1955, no livro Tristes trópicos, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Com a ocupação da França por tropas alemãs durante a Segunda Guerra, o etnólogo instalou-se nos Estados Unidos e deu aulas na New School for Social Research, em Nova York. Ao retornar à França, Lévi-Strauss assumiu a cadeira de Antropologia no Collège de France, em Paris. Entre suas obras: As estruturas elementares do parentesco, O pensamento selvagem, Antropologia estrutural e As mitológicas, obra dedicada ao estudo dos mitos de povos indígenas americanos, publicada no Brasil pela CosacNaify. Desde 1973, Lévi-Strauss é membro da Academia Francesa de Letras. (Revista CULT N. 110, ANO 2007)
Lévi-Strauss influenciou Lacan, que utilizando-se da teoria do estruturalismo e da linguística de Saussure desenvolve a teoria do inconsciente como estrutura: O inconsciente é estruturado como linguagem.
Lévi-Strauss influenciou Lacan, que utilizando-se da teoria do estruturalismo e da linguística de Saussure desenvolve a teoria do inconsciente como estrutura: O inconsciente é estruturado como linguagem.
O museu de Paris Le Musée du Quai Branly presta uma homenagem ao centenário de Lévi-Strauss e dedica o dia 28 de novembro a ele, com uma intensa programação.
JOURNÉE SPÉCIALE : Claude Lévi-Strauss a 100 ans
- . filmes e documentários
- . exposições de objetos da coleção Claude Lévi-Strauss
- . fotografias das missões realizadas por ele
- . coleções de objetos das missões realizadas no Brasil
O site da exposição pode ser acessado pelo link:http://www.quaibranly.fr/fr/programmation/journee-speciale-claude-levi-strauss-a-100-ans/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário