sábado, agosto 16, 2008

JOÃO GILBERTO - 50 ANOS DA BOSSA NOVA


João Gilberto nasceu a 10 de junho de 1931 em Juazeiro, Bahia.

Com 77 anos, cabelos brancos, a voz não mudou - está cantando como nunca.


O show em comemoração aos 50 anos da bossa nova, ontem, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, não foi apenas um show - foi um acontecimento que ficará na história da música brasileira.


O humor de João estava ótimo, fez várias declarações de amor a São Paulo e não parava de comentar as notícias sobre o atraso dele na noite da estréia: eu só quis comer alguma coisa antes do show, não foi um jantar - eu engoli a comida .....

Fez uma música para o Japão e cantarolou: Je vous aime Japão. I love you. Je vous aime porque sinto seu coiração cheio de tanto amor. Tanta luz brilhou, sol nascente do amor. I love you ...)

Muitas pessoas falam que João canta músicas anterior à bossa nova. Mas a bossa nova é isso, um jeito diferente de cantar, de tocar o violão - a famosa batida que João descobriu. Ele transforma essas canções antigas em bossa nova: Dor de Cotovelo, Santa Cruz, 13 de ouro, Preconceito, Barracão de zinco, Guacyra, etc. A maioria das canções que canta são antigas, muitas delas ele canta desde sempre, com sua batida e sua fórmula particular. Essa é a bossa nova que ele criou e imortalizou.

O repertório do show de sexta-feira teve algumas diferenças do show da estréia. Começou falando do conjunto Os Titulares do Ritmo e cantou uma música deles, que nunca havia cantando em público antes: Dor de cotovelo (Eu tenho uma dor decotovelo por você, já dei a entender .....) - achei uma graça, estou procurando mas não encontrei a letra ainda.

Cantarolou outra música - para o Rio de Janeiro: Eu quero morrer num dia lindo de sol, na plenitude da vida que acaba amanhã ..... Copacabana .... o mar barulhento não quer solidão. ......... Rio de Janeio que eu sempre hei de amar.)

Para homenagear São Paulo cantarolou: São Paulo 400 anos, 400 desenganos de amor ......)

Antes de cantar Bahia com H contou que essa música é de um amigo de Campinas, Denis Brean, que nunca foi à Bahia. E cantou a canção maravilhosamente, como sempre.

Cantou também pela primeira vez Chove lá fora, de Tito Madi. Foi lindo!

Outra que gostei muito: Não vou pra casa (Só vou pra casa quando o dia clarear. Eu sou do samba, para o samba me criei. Se por acaso um amor eu arranjar, não vou pra casa, não vou ....)

Estate - é uma das interpretações lindas de João, do CD Amoroso, maravilhoso. Tenho lindas recordações da época em que esse disco foi lançado - era a trilha sonora desde o início da manhã, em casa.

Senti que ele não cantou Retato em branco e preto - uma de suas mais belas interpretações e que tem um signifcado forte para mim. Fica para a próxima ....

Eis a lista das músicas que João cantou:

1. Dor de cotovelo
2. Aos pés da Santa Cruz
3. 13 de ouro
4. Wave - é impossível ser feliz sozinho
5. Caminhos cruzados
6. Doralice
7. Adoro o Japão (criação dele)
8. Meditação
9. Preconceito
10. Disse alguém
11. O Pato
12. Corcovado
13. Samba do avião
14. Rio de Janeiro (criação dele)
15. Ligia
16. Você já foi à Bahia?
17. Morena Rosa
18. Morena boca de ouro
19. Desafinado
20. Chove lá fora
21. Estate
22. Da cor do pecado
23. Bahia com H
24. Não vou pra casa
25. Barracão de zinco
26. Pra machucar meu coração
27. Chega de saudade
28. São Paulo 400 anos
29. Isto aqui o que é?

BIS

30. Samba de uma nota só
31. Guacyra

Assisti a todos os shows que João Gilberto fez em São Paulo, mesmo o show da vaia no Credicar Hall, mas o último é sempre o melhor.

Salve João !!!

Nenhum comentário: