terça-feira, abril 10, 2007

CARTOLA


Você já foi assistir ao documentário CARTOLA?

Se ainda não foi, vá correndo.

Além de ouvir interpretações deliciosas das suas músicas, vai conhecer um pouco do mundo desse grande poeta da música popular.

Você vai ver depoimentos do Zé Ketty, Nara cantando, Paulinho da Viola cantando com Cartola, e muito mais.

Ficamos sabendo, por exemplo, que a música O SOL NASCERÁ, foi feita em menos de uma hora, aquela que traz os versos:

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida

E quando penso que uma pessoa quase sem estudo como ele escreveu versos como:

Ouça-me bem amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões à pó

Acontece que o meu coração ficou frio
E o nosso ninho de amor está vazio.
Se eu ainda pudesse fingir que te amo,
Ah, se eu pudesse
Mas não quero, não devo fazê-lo,
Isso não acontece.

Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão, enfim

Ah, essas cordas de aço
Este minúsculo braço
Do violão que os dedos meus acariciam

Não quero mais
Amar a ninguém
Não fui feliz
O destino não quis
O meu primeiro amor
Morreu como a flor
Ainda em botão
Deixando espinhos
Que dilaceram meu coração

Aproveite aqui dois vídeos que estão no documentário e ouça o prórpio Cartola cantando ALVORADA E O SOL NASCERÁ:

http://www.youtube.com/watch?v=lEHA2F5cmok

http://www.youtube.com/watch?v=p6d-azJ1Na4

Um comentário:

Unknown disse...

Hmmm, boa pedida! Parece muito bom o documentário.