Nesta sexta-feira 13, fui à Campinas assistir a palestra de Jorge Forbes sobre o Princípio Responsabilidade. É isso mesmo, como Princípio divino, Princípio ético. De Hans Jonas a Lacan, passando por Malcom Gladwell - do livro Tipping Point e os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne do livro A Estratégia do oceano azul, JF deu uma aula sobre ética e responsabilidade.
Como já propunha Lacan em A Ética da Psicanálise, temos que nos responsabilizar pelo nosso acontecimento, pelo acaso e pela surpresa. Pelo acaso, estão incluídos os atos falhos, o que vem do inconsciente. Pela surpresa, vem a doença, o assalto, o não esperado, o real. É com tudo isso que temos que lidar, de forma responsável e criativa.
A ética do medo que mobilizou Jonas não é necessária, mas sim uma ética que garanta a vida futura no planeta, que lide com os laços irrecíprocos e com a ética do desejo.
O Café Filosófico do Espaço CPFL, onde é gravado o programa que será apresentado na TV Cultura, estava superlotado de um público interessado e ansioso por debater o tema. JF respondeu às perguntas de uma forma inteligente e bem-humorada.
Veja algumas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário