sábado, agosto 30, 2014

ESPAÇOS INTERATIVOS - LIVRO DE LETÍCIA GENESINI

Lançamento do Livro “Espaços Interativos” acontece no dia 1º de setembro

A primeira edição do livro “Espaços Interativos – O design de experiência em marcas e concept stores”, de Leticia Genesini, será lançada no dia 01 de setembro, na Livraria Cultura. Com diversos exemplos reais que vão desde instalações artísticas a lojas conceito, o livro apresenta o esforço de grandes corporações para não apenas compor ambientes, mas fundá-los em experiências marcantes, criando um universo sedutor e de fato envolvente para o seu visitante. A obra é uma co-edição entre a nVersos Editora e o IED São Paulo - Istituto Europeo di Design, instituição de ensino que atua nos campos de formação e pesquisa nas áreas de Design, Moda e Negócios.

A autora é formada em design gráfico pelo IED na sede em Milão e em letras pela USP. O livro é resultado do trabalho de conclusão de curso realizado na Itália. Ela atua como designer de estratégia na Casa Rex, um dos mais importantes escritórios de São Paulo. Letícia Genesini já tem dois livros de poesia publicados, sendo este o seu primeiro de não ficção. “É uma porta para me apresentar como designer, expondo quais são hoje, para mim, as questões importantes deste meio, abrindo novos diálogos. Mais do que uma pesquisa estética, é uma análise de comportamentos contemporâneos, evidenciando como o design pode e deve possuir um papel essencial na definição destas novas relações”, revela.

O livro dispõe de conceitos do design e da comunicação para apresentar mudanças de paradigmas em como vivemos os ambientes que nos cercam e as novas relações que nascem deles. Assim, ao se aprofundar nas lojas conceito, a obra estuda como estes novos espaços de interação e experimentação configuram por fim novas e significativas experiências de compra.

Espaços Interativos é a primeira publicação comercial do instituto no país. O diretor geral do IED no Brasil, Victor Megido, afirma que a obra chegou em um momento oportuno para o leitor, uma vez que florescem as iniciativas de lojas e espaços conceituais no Brasil. “Além de trazer conceitos e reflexões sobre o tema, a obra relata uma série de casos bem sucedidos, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Foi pensada para profissionais de design, arquitetura, marketing, comunicação, negócios e vendas e também para professores, estudantes e interessados. Faz importantes cruzamentos entre design, branding e as artes,” destaca Megido. 
  
O designer italiano e professor do IED de Milão, Mauro Panzeri, introduz no prefácio da obra que “Este livro fala do hoje e do amanhã. Letícia Genesini adota um método aparentemente simples: une as experiências mais díspares, e como o melhor bartender, coloca-as em uma coqueteleira e oferece um aperitivo de sua invenção”.

Para a coordenadora da Pós de Design de Interiores do IED, Cintia Lie, existe uma carência muito grande no mercado literário brasileiro de abordagens neste assunto. “O varejo tem passado por uma revolução muito grande e rápida. Tudo tem mudado e se escreve muito sob parâmetros de marketing, branding, consumidor, mas muito pouco no resultado espacial destas interfaces todas, principalmente dando foco em um segmento. A obra oferece aos alunos as mais novas propostas e soluções adotadas no mercado de varejo”, ressalta.

O Coquetel de lançamento acontecerá na Livraria Cultura, que fica na Avenida Paulista, 2073, no dia 01 de setembro, a partir das 18h.

Livro “Espaços Interativos”, por Letícia Genesini
Coquetel de Lançamento
Data: 01/09/2014, a partir das 18h
Local: Livraria Cultura/Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073
Preço de Capa: R$ 59,90
Editora: nVersos
I.S.B.N: 978-85-64013-97-1

Um comentário:

Adilson Shiva - Rio de Janeiro - Brazil disse...

Muito interessante!
Sucesso!