quarta-feira, março 26, 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO "PSICANÁLISE - A CLÍNICA DO REAL"



O lançamento do livro PSICANÁLISE- a clínica do Real foi um sucesso!
Meus amigos e minha família compareceram em peso, o que me fez muito feliz! Faltou foto para lembrar de todos - não tirei nem uma foto com André e Priscila, nem com Letícia e Rodrigo, e tantos outros, amigos queridos, cujas imagens ficarão da minha lembrança. Agradeço a todos pelo carinho e demonstração de amizade.


O editor Jorge Forbes, a organizadora Claudia Riolfi e todos os autores fizeram um bate-papo com o público e depois deu-se a sessão de autógrafos.

O capítulo que escrevi é sobre a formação do analista. Tem como título: “Da vontade de ler o nome na placa ao desejo do analista – quais são as características da formação?” Já do título podemos destacar as palavras: nome na placa, desejo do analista e formação. São temas que trato no texto, pois tem ligação direta com a formação do analista. Falando um pouco desse capítulo, posso começar pela especificidade dessa formação. É diferente de outras, como do médico, do engenheiro, do arquiteto – profissões em que a pessoa obtém um diploma, uma qualidade universal que lhe assegura um nome na placa do seu consultório ou escritório. Então, como era a formação do analista quando Freud criou a psicanálise? E depois, como Lacan pensou a formação? O que mudou agora, no Século XXI? Leiam no capítulo 29 do livro e comentem. 


Nenhum comentário: