quarta-feira, maio 23, 2012

LANÇAMENTO DO ACERVO ESTADÃO


Hoje foi o lançamento do acervo digital do jornal O Estado de S.Paulo - no Auditório Ibirapuera.
Muitas autoridades, jornalistas, escritores, artistas, publicitários, intelectuais foram comemorar a realização desse sonho - cono disse Silvio Genesini, diretor presidente do Grupo Estado.

Genesini e sua equipe preparam há dois anos esse feito que é um presente para o país, que benificiará estudantes, pesquisadores, historiadores - a história em notícias, fatos, fotos, vídeos - em 137 anos de existência.

Gilles Lapouge - escritor e jornalista francês - o mais antigo colaborador do Estadão (há 61 anos escreve no jornal) fez um belo depoimento sobre o quanto sua relação com o Estadão mudou sua vida. Para ele, qualquer evento histórico é antes de tudo geográfico.

Foi emocionante rever cenas que fizeram nossa história desde a primeira publicação - 4 de janeiro de 1875 - até hoje.

O Estadão esteve presente em todos os fatos que marcaram o século XX - só para citar alguns: a construção do Teatro Municipal (1911), o desastre do Titanic (1914), a fundação da USP (1934) e todo o movimento político nacional e internacional. Outro dado importante: Euclides da Cunha, repórter do Estado, cobriu a guerra de Canudos - e a reunião dos seus artigos deu origem ao livro OS SERTÕES. A apresentação da história no telão através das páginas do Estadão foi uma viagem desde o final do século XIX até o século XXI.

Vários artistas participaram da festa:

Arnaldo Antunes declamou "Poética" de Manoel Bandeira.
Arthur Nestrovski e Ná Ozetti apresentaram "Dizem que eu voltei americanizada" - de Carmem Miranda. Ana Cañas cantou "Chega de saudade".
Jair Rodrigues cantou "Disparada" e encantou o público com sua energia.
Dinho Ouro Preto cantou "Que país é esse/"
E Gilberto Gil encerrou a festa com "Pela internet"

Foi uma festa de arromba !

Para saber mais detalhes e ver o arquivo de fotos acesse os links do Estadão:

Abertura - com Silvio Genesini

Galeria de fotos

Sobre o evento de lançamento do acervo

60 instituições terão acesso ao acervo

Nenhum comentário: