sábado, outubro 29, 2011

A BOLA NO CAMPO DA PSICANÁLISE


O que a Psicanálise tem a ver com futebol?

18h - Bate bola com Jamelli, Giorgetti e Forbes
Coordenação de Ariel Bogochvol

Domingo será dia de futebol no IPLA. Teremos um bate-bola com Jamelli (Paulo Roberto Jamelli Júnior), jogador que atuou na Seleção Brasileira e em diversos times do Brasil e do exterior, sendo hoje gerente de futebol; Ugo Giorgetti, cineasta, diretor de Boleiros – Era uma Vez o Futebol (1998) e Boleiros 2 – Vencedores e vencidos (2005), cronista esportivo do jornal o Estado de S.Paulo; e Jorge Forbes, psicanalista, consultado, entre outros, por... uma grande equipe de futebol.

Discutir futebol é um fato corriqueiro na vida do povo brasileiro, ainda mais em meio a um campeonato nacional acirrado, aos preparativos de uma Copa do Mundo e às vésperas da disputa de um título mundial interclubes, que terá a participação do Santos F.C. Discutir futebol em uma instituição psicanalítica não é tão comum.

O futebol é um fenômeno extraordinário: esporte mais popular do planeta (calcula-se que 270 milhões de pessoas participem de competições futebolísticas), capaz de mobilizar multidões de torcedores, de movimentar bilhões de dólares, de promover transações internacionais com legiões de jogadores, técnicos, preparadores, clubes e empresas, de ser objeto de paixão, culto e de devoção universais, causa de guerras e de paz. Como um jogo tão simples, criado há apenas 150 anos, praticado por 22 jogadores que correm 90 minutos atrás de uma bola com o objetivo de impedir e marcar gols ocupa um lugar tão singular?

O futebol pode ser abordado a partir de perspectivas desportivas, econômicas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, artísticas, psicanalíticas. Pode-se enfocar o jogo, o jogador, as relações entre eles, o clube, sua vida interna, a riqueza e a miséria associadas, a inserção no mercado mundial, os mitos que cria, os símbolos que engendra. E pode-se, enfocar o amor pelo time que, misteriosamente, perdura durante toda uma vida, diferente de outros amores.
Não perca esse jogo!

Para você se preparar para entrar em campo, leia ou assista:

O Futebol dos Mascarados – artigo de Jorge Forbes para o jornal O Estado de São Paulo

Jamelli – página na Wikipedia:
Ugo Giorgetti – página na Wikipedia



Gols de Jamelli na seleção brasileira


Trailer do filme Boleiros



Trailer de Boleiros 2, de Ugo Giorgetti






Projeto Cabeça – palestra de Jorge Forbes, no Santos FC




IPLA - Rua Augusta 2366, casa 2 - São Paulo

Nenhum comentário: