segunda-feira, novembro 29, 2010

JACQUES LACAN E A PSICANÁLISE DO SÉCULO XXI – JORGE FORBES



Jacques Lacan e a psicanálise do século XXI – Jorge Forbes

nesta segunda (29.11.10) para terça-feira, 0h30, TV Cultura

Jacques Lacan ficou conhecido, e ainda assim é visto, como, talvez, o mais importante continuador de Freud, alguém que deu estatuto racional iluminista ao Inconsciente, desde sua famosa formulação do ‘inconsciente estruturado como uma linguagem’. O que pouco, no entanto, se sabe é que nos últimos anos de seu ensino Lacan deu uma guinada de 180 graus em tudo o que tinha feito até então e, como se estivesse pensando contra si mesmo, propôs uma nova clínica, muito diferente da primeira e ainda a mais difundida, uma clínica própria a um homem que iria viver a crise de um mundo globalizado. A desestruturação das relações patriarcais exigiu uma clínica além do Édipo, na qual Freud não mais explica, Freud implica. É a psicanálise de um mundo novo e o que se faz hoje na clínica, à diferença do que se fazia antes, que iremos debater.

Palestra do módulo “A psicanálise do século XXI. Lacan para desesperados da crise“, de Jorge Forbes

Jorge Forbes é psicanalista e psiquiatra. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) e dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP. É membro (A.M.E.) das Escolas Brasileira e Européia de Psicanálise. Escreveu vários artigos e livros, a maioria, sobre a psicanálise que responde às mudanças do homem na globalização.

“Há uma expectativa crítica em relação à psicanálise no ar, que poderia assim ser enunciada: “E agora você, e agora Lacan, que nos contou as vantagens da pós-modernidade, da queda dos padrões, da liberdade de escolha: o que fazer com esta crise que se abateu sobre o mundo e pede novas regulações?”.
O primeiro engano nesta questão é pensar que foi a psicanálise a responsável pela globalização dos laços sociais e pela sua transformação de estrutura verticalizada em estrutura horizontal, constituindo redes. Não cabe à psicanálise promover uma visão do mundo (Weltanschaung) mas acompanhar, legitimar e incidir sobre as mudanças que ocorrem nos modos de estar bem ou mal do Homem.
O segundo engano é acreditar que frente a novos problemas a melhor solução seja os velhos remédios, no caso, a regulação.
Oh, saudosistas! Velhos remédios são calmantes enganadores que além de não tratar um problema, geram mais um decorrente do mau tratamento.
O título deste módulo – “A Psicanálise do Século XXI” – deve ser entendido em suas duas acepções: de qual psicanálise serve a este novo século, e que psicanálise pode-se fazer desse novo século.
Na primeira acepção, tomaremos o ensino de Jacques Lacan como o mais relevante para examinar o que é uma psicanálise própria ao século XXI. Na segunda acepção, trabalharemos as novas soluções que já existem e aquelas que estão sendo criadas, para cuidar do homem atual, sem cair no fascínio das seguranças ultrapassadas
. ” Jorge Forbes

Programe sua TV . Não deixe de ver !

sábado, novembro 27, 2010

HOMENAGEM A ADONIRAN BARBOSA


Hoje a TV GloboNews fez um programa sobre Adoniram Barbosa: Amigos fazem homenagem a centenário de Adoniran Barbosa:

O grupo Demônios da Garoa, o compositor e amigo Paulo Vanzolini, o maestro Júlio Medaglia, o musicólogo Zuza Homem de Mello e o músico Eduardo Gudin lembram das histórias e curiosidades de Adoniran - tendo Chico Pinheiro como âncora.


Um programa rico em memórias e em canções.


O programa está disponível em vídeo no site da GN. Clique para acessar.


IMPERDÍVEL !!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, novembro 24, 2010

ENTREVISTA COM PAUL McCARTNEY



Paul McCartney fala sobre sua vida e carreira numa entrevista para Zeca Camargo na TV Globo News.
O vídeo traz muitas cançõe do show.
Vale a pena conferir!

Clique para assistir.

terça-feira, novembro 23, 2010

PAUL McCARTNEY NO MORUMBI - SP






Fui ao show do Paul McCartney no estádio do Morumbi nesta segunda-feira. A compra dos ingressos já havia sido uma batalha. Um show muito esperado!

O trânsito estava uma loucura desde o início da tarde e a chuva que insistia em dificultar a chegada ao estádio aumentava o frisson pelo show que reuniu 64 mil pessoas. Ele atrasou apenas 10 minutos (o início estava previsto para 21:30h) para meu desespero.

22h: Ufa - consegui chegar no estádio do Morumbi. Paul está dando um show !!!! Tudo bem in the rain? Diz e coneça The long and winding road. Uau!

Paul anuncia a próxima canção: fiz esta música para minha gatinha Linda! My love ....
É incrível fazer parte disso - o melhor lugar do mundo é aqui e agora!

Blackbird - uma das minhas favoritas desde os tempos do México onde se cantava Pájaro Negro en la radio Êxito. Mais uma emoção.

Paul canta Something para George acompanhado de 60 mil vozes - alguma coisa acontece no meu coração .... I dont know ...

Let it be - todo mundo cantando com Paul e milhares de luzes piscando dos celulares - que lindo !
E para finalizar a música mais esperada - Hey Jude - simplesmente maravilhoso!

Durante todo o show Paul mostrou-se carinhoso, procurando uma sintonia com o público e falando portugês: "Obrigado, paulistas", "Tudo legal, galera?" e, a favorita de todos, "É ótimo estar de volta ao Brasil, terra de música linda".

Fim do show. Meia noite, primeiro bis: Paul retorna ao palco carregando a bandeira do Brasil - ele é nosso ídolo! Balança o estádio cantando Day Tripper. Que viagem !!!!

Depois de agradecer e elogiar a platéia Paul volta para o segundo bis e finaliza com Sargent Peppers eletrizando o público. Foram duas horas e meia de show, de emoção.

Como ir pra casa e dormir depois disso?











Veja aqui a lista das canções desse show (teve algumas diferenças do show de domingo):
Magical Mystery Tour
Jet
All My Loving
Letting Go
Got To Get You Into My Life
Highway
Let Me Roll It/Foxy Lady
The Long and Winding Road
1985
Let Me In
My Love
I'm Looking Through You
Two Of Us
Blackbird
Here Today
Bluebird
Dance Tonight
Mrs Vanderbilt
Eleanor Rigby
Something
Sing The Changes
Band On The Run
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Back In The USSR
I've Got a Feeling
Paperback Writer
A Day in the Life/Give Peace A Chance
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude

Bis 1
Day Tripper
Lady Madonna
Get Back

Bis 2
Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End

quinta-feira, novembro 18, 2010

O CHATO E O POETA


Qual a diferença entre o texto de um neurótico e um texto de um poeta? Como conseguir um texto atraente? Esse artigo de Jorge Forbes para a revista Psique nº 58 analisa essas questões, baseado em Freud que, além de nos explicar deu dicas para um mundo menos chato.
Clique aqui para ler.

segunda-feira, novembro 15, 2010

JORGE FORBES NA TV GAZETA


No Jornal da Gazeta das 19h de hoje (segunda-feira), o psicanalista Jorge Forbes foi entrevistado sobre o caso dos adolescentes que espancaram três jovens na Avenida Paulista na madrugada de domingo - a suspeita é que a agressão seria um caso de homofobia.

É mais um dos crimes inusitados, diz Jorge Forbes - não existe o antes, nem o depois.

São ações típicas desse tempo de desbussolamento - que Jorge Forbes tem comentado em artigos e entrevistas - causadas pela mudança de uma época de ordem vertical para uma época de ordem horizontal, que chamamos de globaização.

Esses jovens, de classe média, com boa educação surpreendem a todos com sua atitude e a pergunta que vem é: O que os pais devem fazer para evitar essas atitudes dos filhos?

Jorge Forbes responde que os pais de hoje tratam seus filhos como os pais de ontem - a sociedade de hoje não funciona baseada na ordem disciplinar, mas sim, com referência às escolhas. Os pais não sabem lidar com isso. Uma solução seria dar consequência às escolhas. Porém, gerar consquência é, talvez, ser julgado mal e os pais têm pânico de ouvir do filho "eu não gosto de você". Gerar consequência é respeitar as diferenças, é respeitar a escolha do seu filho.
O fato de existirem muitas escolhas na sociedade globalizada assusta as pessas, então elas se acomodam em certos grupos, em guetos, pois aí se sentem protegidas. Os livros de auto-ajuda e as neo-religiões ajudam a criar esses guetos, esses grupos em que se fecham.

Não existe uma resposta pronta, uma receita para lidar com isso - só se responsabilizando por suas escolhas, é o que sempre insiste JF.
Gostei muito da entrevista - cada vez mais o psicanalista é chamado para discutir e analisar os sintomas de nosso tempo. É a psicanálise na cidade!

domingo, novembro 14, 2010

OUTONO EM NEW YORK

Depois de passar por Washington para apresentar nosso trabalho de psicanálise e genética que desenvolvemos junto com Jorge Forbes e Mayana Zatz no Centro do Genoma Humano da USP no 60º Anual Meeting da ASHG, Elza e eu fomos a New York.

A viagem era uma comemoração ao sucesso que foi a apresentação desse trabalho no congresso de genética e também a comemoração do meu aniversário.

Passar o aniversário em New York, com vista para o Central Park e as cores do outono é se presentear. Foi mais que bom. Foi MARAVILHOSO !!!!








As cores do outono são parte da cidade - já foram protagonistas de vários filmes, de poesias, contos, pinturas, fotos ... é uma beleza!

Amanhecer com essa vista do Central Park, descer e caminhar por suas alamedas - foi um presente inesquecível !

Um dia especial num lugar especial com uma grande amiga - dá pra não ser feliz?


Uma canção que não saía da cabeça: AUTOMN IN NEW YORK - curta aqui com Billie Holiday




A noite em New York é um capítulo à parte.

Um bom lugar para comer ou para beber e encontrar todo mundo na madrugada é o P.J. Clark´s. Ele fica aberto até 4h da madrugada - tem ótima comida e é o lugar mais animado da Big Apple.

Outro lugar animado é o Greenwich Village - cheio de restaurantes e barzinhos. Lá é que fomos na virada para o dia 6 e encontramos um lugar que é "o lugar do rock": THE BACK FENCE.

Encontramos alguns amigos, cantamos e dançamos - se quiser curtir um bom rock é o lugar!










Fazer compras em New York não precisa nem falar - a cidade convida às compras - tem tudo o que é especialidade, uma festa!

Livrarias - são muitas e maravilhosas - a minha preferida é a Rizzoli. É a livraria onde Maryl Sreep e Robert de Niro se encontram no filme AMOR À PRIMEIRA VISTA. Adoro passar um tempo lá - me faz sentir realmente em New York.

Outro programa imperdível é ir à Broadway. A lista de musicais é imensa e sempre há um lugar disponível em algum deles. Escolhemos o musical RAIN - A TRIBUTE TO THE BEATLES. Foi muito legal - cantamos, dançamos e viajamos por aquelas décadas da beatlemania.

Museus em NY é outra super opção. Escolhi para o dia do meu aniversário o MOMA que trazia a exposição ABSTRACT EXPRESSIONIST NEW YORK - com obras de Willem de Kooning, David Smith, Lee Krasner, Mark Rothko e Jackson Pollock, cujas obras me chamaram muito a atenção. ADOREI ESSA EXPOSIÇÃO !!!!!!!!!!!

Na exibição de ON TO POP me deliciei com trabalhos de Roy Lichtenstein e vários trabalhos de Andy Warhol - até fotografei:



E para coroar o acontecimento, a noite foi no Café Carlyle - jantar e show de John Pizzarelli com sua mulher Jessica Molaskey. Na verdade foi um show em família - a mulher cantando com ele, o irmão no violoncelo e outra irmã na platéia. Era o último show da temporada e eles estavam com um super pique - inesquecível !!!!





No final fui cumprimentá-los e ganhei um abraço de aniversário!

Que a comemoração do próximo aniversário seja tão boa quanto esta!

sábado, novembro 13, 2010

A PSICANÁLISE DO SÉCULO XXI - LACAN PARA DESESPERADOS DA CRISE

Neste mês de novembro, a TV Cultura exibirá a série Invenção do Contemporâneo "A psicanálise do Século XXI: Lacan para desesperados da crise", promovida pela CPFL Cultura, sob a curadoria de Jorge Forbes, a partir do dia 16, depois do Roda Viva:

16/11 - 00:30h, de segunda para terça-feira - Joel Birman - Novas subjetivações e o mal estar na contemporaneidade.

23/11 – 00:30h, de segunda para terça-feira - Alain Grosrichard – Mal estar na globalização: Lacan e as luzes.

30/11 – 00:30h, de segunda para terça-feira - Jorge Forbes - Jacques Lacan e a psicanálise do Século XXI.






sexta-feira, novembro 05, 2010

CARMEN DE BIZET

Letíca assistiu ontem a ópera Carmen de Georges Bizet no Teatro Alla Scalla di Milano - uma das mais belas histórias de amor em ópera. Ela disse que AMOU !!!!

Só o fato de assistir a uma ópera no Scalla já é algo do outro mundo, sendo Carmen a escolhida, é realmente algo dos deuses. Foi um presente meu para minha filha - dois dias antes do meu aniversário - uma forma de estar junto dela nessa data. Outro presenteado foi Guilherme, nosso querido amigo, que a acompanhou.



A abertura da ópera já é maravilhosa - clique aqui para ver e assistir no Scalla.



Outra apresentação inesquecível é com Julia Migenes da canção "Habanera" da mesma ópera. Viaje com ela:




Letícia comentou: como diria Tom Jobim "há sempre uma cançao para contar aquela velha historia de um desejo que todas as canções tem pra contar".

A canção também é conhecida por L'amour est un oiseau rebelle - a versao francesa e operistica de "o quereres", concluiu Letícia.


A letra no original :

L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle
S'il lui convient de refuser

RIen n'y fait, menace ou prière
L'un parle bien l'autre se tait
Et c'est l'autre que je préfère
Il n'a rien dit mais il me plaît

L'amour (x4)

L'amour est enfant de bohème
Il n'a jamais jamais connu de loi
Si tu ne m'aimes pas je t'aime
Et si je t'aime prends garde à toi
Prends garde à toi
Si tu ne m'aimes pas, si tu ne m'aimes pas je t'aime
Prends garde à toi
Mais si je t'aime, si je t'aime prends garde à toi

L'amour est enfant de bohème
Il n'a jamais jamais connu de loi
Si tu ne m'aimes pas je t'aime
Et si je t'aime prends garde à toi
Prends garde à toi
Si tu ne m'aimes pas, si tu ne m'aimes pas je t'aime
Prends garde à toi
Mais si je t'aime, si je t'aime prends garde à toi

L'oiseau que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola
L'amour est loin tu peux l'attendre
Tu ne l'attends plus il est là

Tout autour de toi vite vite
Il vient s'en va puis il revient
Tu crois le tenir, il t'évite
Tu crois l'éviter, il te tient

L'amour (x4)

L'amour est enfant de bohème
Il n'a jamais jamais connu de loi
Si tu ne m'aimes pas je t'aime
Et si je t'aime prends garde à toi
Prends garde à toi
Si tu ne m'aimes pas, si tu ne m'aimes pas je t'aime
Prends garde à toi
Mais si je t'aime, si je t'aime prends garde à toi

L'amour est enfant de bohème
Il n'a jamais jamais connu de loi
Si tu ne m'aimes pas je t'aime
Et si je t'aime prends garde à toi
Prends garde à toi
Si tu ne m'aimes pas, si tu ne m'aimes pas je t'aime
Prends garde à toi
Mais si je t'aime, si je t'aime prends garde à toi

E agora a interpretação com a eterna Maria Callas