segunda-feira, novembro 15, 2010

JORGE FORBES NA TV GAZETA


No Jornal da Gazeta das 19h de hoje (segunda-feira), o psicanalista Jorge Forbes foi entrevistado sobre o caso dos adolescentes que espancaram três jovens na Avenida Paulista na madrugada de domingo - a suspeita é que a agressão seria um caso de homofobia.

É mais um dos crimes inusitados, diz Jorge Forbes - não existe o antes, nem o depois.

São ações típicas desse tempo de desbussolamento - que Jorge Forbes tem comentado em artigos e entrevistas - causadas pela mudança de uma época de ordem vertical para uma época de ordem horizontal, que chamamos de globaização.

Esses jovens, de classe média, com boa educação surpreendem a todos com sua atitude e a pergunta que vem é: O que os pais devem fazer para evitar essas atitudes dos filhos?

Jorge Forbes responde que os pais de hoje tratam seus filhos como os pais de ontem - a sociedade de hoje não funciona baseada na ordem disciplinar, mas sim, com referência às escolhas. Os pais não sabem lidar com isso. Uma solução seria dar consequência às escolhas. Porém, gerar consquência é, talvez, ser julgado mal e os pais têm pânico de ouvir do filho "eu não gosto de você". Gerar consequência é respeitar as diferenças, é respeitar a escolha do seu filho.
O fato de existirem muitas escolhas na sociedade globalizada assusta as pessas, então elas se acomodam em certos grupos, em guetos, pois aí se sentem protegidas. Os livros de auto-ajuda e as neo-religiões ajudam a criar esses guetos, esses grupos em que se fecham.

Não existe uma resposta pronta, uma receita para lidar com isso - só se responsabilizando por suas escolhas, é o que sempre insiste JF.
Gostei muito da entrevista - cada vez mais o psicanalista é chamado para discutir e analisar os sintomas de nosso tempo. É a psicanálise na cidade!

Nenhum comentário: