domingo, abril 12, 2009

PSICANÁLISE X "SWEDED FILMES"


A psicanálise tem mais a ver com o corpo do que com o raciocínio. É da ordem do ressoar. Hoje, mais do que nunca, temos a clínica do "gozo". Antes a psicanálise lidava com o "sentido" e agora, com o não-sentido, com as novas formas de lidar com a vida. Lidar com esse "gozo", com esse jeito de viver, de forma inventiva e responsável é a proposta da psicanálise.


Jorge Forbes tem trabalhado esses conceitos e também estudamos isso no último curso de Jacques-Alain Miller - Choses de Finesse en Psychanalyse (2008/2009). Confira os Aforismos psicanalíticos sobre a Segunda Clínica de Lacan, por Jorge Forbes, clicando no link: http://www.psicanaliselacaniana.com/mural/textos/documents/JF-AULAINAUGURALDOIPLA2009.pdf


A psicanálise é da ordem do singular. Ela transforma soluções particulares em transformações singulares.

Podemos dizer que os "sweded filmes" são soluções singulares?
É uma forma particular de ver, sentir e representar um filme. É da ordem da invenção. É a forma de passar sua singularidade no mundo.

Da mesma forma que não foi possível rebobinar o filme, mas criar uma nova história, na psicanálise não se rebobina a vida, mas pode-se reinventá-la. (Elza Macedo)


O filme BE KIND, REWIND, (REBOBINE, POR FAVOR - título do filme em português) que provocou uma onda de "sweded filmes" - mostra releituras e filmagens de clássicos feitos por leigos - como uma forma de mostrar ao mundo, através do YouTube e de outros canais da internet, sua forma singular de "gozo". Criaram até um verbo para essa atividade: SUECAR.
Um novo sintoma da globalização.

Veja as referências da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Be_Kind_Rewind


Veja pelo YouTube um exemplo que já tem cerca de 336.000 exibições, um sweded filme de BE KIND, REWIND - produzido por pessoas comuns - uma metalinguagem:



Veja também a matéria que fiz neste blog sobre esse filme - REBOBINE, POR FAVOR - em 19 de outubro de 2008:

http://teresagenesini.blogspot.com/search?q=rebobine+filme

Nenhum comentário: