terça-feira, abril 21, 2009

FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA INDÍGENA

No dia do índio, 19 de abril, fui à Bertioga ver o Festival Nacional da Cultura Indígena. Valéria, filha do Lino e da Elza, é uma pesquiadora dos índios - é seu tema do doutorado em Antropologia
na USP. Empolgada, Valéria nos orientou (Elza e eu) nessa visita ao festival que trazia um número expressivo de etinias. Além do artesanato, havia apresentações de danças e outras expressões artísticas nos 3 dias do festival: 18, 19 e 20 de abril.

GUARANI- também conhecidos como Ava-Chiripa, Ava-Guarani, Xiripa ou Tupi-Guarani, é considerado um dos povos mais populosos no Brasil, com cerca de 30 mil índios. Estão espalhados em várias partes do Brasil. Suas danças, cantos e rituais são direcionados ao Deus Tupã, pedindo proteção às pessoas e à natureza.

Saiba mais sobre os índios Guarani



TERENA - Autodenominados Chané (gente em auaki) - são cerca de 22 mil pessoas que habitam o Pantanal Matogrossense. Alguns vivem perto de Bauru (SP), na terra indígena de Araribá. Destacam-se como expressão artística a Dança da Ema (kohixóti kipahi) - exclusivamente masculina e a Siputrena - exclusivamente feminina. Participaram da guerra do Paraguai e da II guerra mundial. Participam da vida econômica da região em que vivem, com agricultura e domando animais.


XERENTE - Grupo indígena que habitam 56 aldeias das terras indígenas Xerente e Funil, no Estado do Tocantins. Com a chegada dos jesuítas e colonizadores, no século XVII, tiveram o primeiro contato com outros povos. Os heróis mítcos Xerente são Doí (o sol), Wahirê (a lua) e Huku (a onça). Cada um dos clãs Xerente possui um conjunto de nomes próprios que são passados de geração em geração, e isso os identifica e os distingue no plano de sua organização social.


MEHINAKU - são habitantes das aldeias Utawãna e Uwapiyoko, no parque do Alto Xingu (MT). Sua população estimada é de 2000 pessoas. Alimentam-se basicamente de peixe e mandioca brava. Mantém intactas as tradições e costumes, são hábeis trocadores no Moitará (mercado xinguano) e detentores da técnica de fabricação de sa de aguapé. Na festa do Kuarup praticam a luta corporal masculina (kuka huka) e a luta feminina (yamaricumã). Fazem a festa do Pequi (fruta tradicional da região) e jogam o Teró (jogo de flecha). Clique para saber mais acessando o
site da TV Cultura sobre os Mehinaku


KARAJÁ - habitantes tradicionais do rio Araguaia, vivem hoje na ilha do Bananal, Parque Indígena do Araguaia. O contato com os brancos aconteceu a partir do século XVI com a exploração do ouro e pecuária e com isso começaram a perder sua cultura. No rio Araguaia está sua principal fonte de subsistência. Tentem recuperar suas tradições, como a festa do Aruanã - peixe da região - protetor dos Karajá e da festa do Heohonky - através das danças e lutas ijesu - demonstração de força e coragem. Fabricam artesanato e suas habilidades são nado, remo e a prática da luta idjassú.



PARESI HALITÍ - vivem nas terras indígenas Paresi e Utiariti, nos municípios de Campo Novo dp Parecis e Tangará da Serra, respectivamente. Foram guias para a comissão Rondon e tentam até hoje preservar seus valoresculturais e étnicos. Praticam o Xikunahiti, um jogo que se usa a cabeça. São conhecidos por sua bela ornamentação com penas de aves.


MANOKI - habitam o extremo norte de Mato Grosso. Muitos Manoki foram dizimados com a chegada dos seringueiros na região, a partir de 1900. As principais formas de expressão artística são: a dança, pinturas o ornamentos corporais e o Yetá - festa ao espírito da roça, onde há o batismo da plantação e das crianças que vão receber seus nomes, pelos anciãos da aldeia.

Este festival é anual. Não deixe de comparecer e prestigiar no próximo ano. Vale a pena!

Nenhum comentário: