quinta-feira, abril 23, 2009

PAULO VANZOLINI - UM HOMEM DE MORAL

Paulo Vanzolini, zoólogo, músico, contador de histórias.


Chico Buarque sempre disse que aprendeu a fazer música com Paulo Vanzolini.


Um dos meus compositores favoritos. Fui assistir a pré-estréia do documentário UM HOMEM DE MORAL, de Ricardo Dias sobre este mestre da MPB - Paulo Vanzolini, em homenagem aos seus 85 anos.


Ao vê-lo me deu saudades das tardes que passei com ele e um grande velho amigo no Museu de Zoologia, no Ipiranga e das noites em sua casa no Cambuci, quando fazia uma macarronada com linguiça calabresa e cantava suas canções, sempre ilustrando uma história.

Acerto de contas - a caixa com 4 CDs de Paulo Vanzolini é um achado! Não dá pra não ter.

O site do documentário pode ser acessado aqui: Super filmes: Documentário . 35mm . cor . 84’

UM HOMEM DE MORAL deve entrar no circuito comercial dentro de alguns dias.
É imperdível !!!

Suas letras de música são preciosidades:

Amor de trapo e farrapo - com Carlinhos Vergueiro

Amor de trapo e farrapo
Tudo errado mas tão gostoso
De dar arrepio na espinha
Amor de galo de rinha
Amor de arrancar toco
Amor de louco contra louca
Ciume e fogo nos olhos
Beijo, o fogo na boca
E o coração, incendio pleno
Amor veneno
Amor cachaça
Amor veneno
Amor pirraça
Amor debaixo d'agua
Amor no meio dos infernos
Amor de meter susto ao padre eterno
E ja se vë
So pode ser o amor de eu e vocë




Bandeira de guerra - com Paulinho da Viola

Foi numa esquina da vida
uma mulher em hora perdida
um homem em ponto morto.
Nessa base de tropeço e mau começo
foi nascer contra a vontade esse amor torto
me admira ter vingado, quem diria
que fosse loucura pra mais do que um dia.
a verdade quem diria que enxergasse a luz do dia ....





Volta por cima com Paulo Vanzolini e Trovadores Urbanos, em frente à casa de Vanzolini, no Cambuci.

Chorei
Não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral
Não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima







Ronda - com João Gilberto

De noite, eu rondo a cidade,
a te procurar, sem encontrar.
No meio de olhares, espio
por todos os bares, você não está.
Volto prá casa abatida,
desencantada da vida,
o sonho alegria me dá,
nele você está.
Ah, se eu tivesse
quem bem me quisesse,
esse alguém me diria:
Desiste, esta busca é inútil,
eu não desistia.
Porém, com perfeita paciência,
volto a te buscar, sem encontrar,
bebendo com outras mulheres,
rolando um dadinho, jogando bilhar.
E nesse dia, então,
vai dar na primeira edição:
Cena de sangue num bar
da Avenida São João.







Cuitelinho, de Paulo Vanzolini - com Renato Teixeira

... a tua saudade corta como aço de navalha....






Praça Clóvis com Anna Toledo

Na praça Clóvis
Minha carteira foi batida
Tinha vinte e cinco cruzeiros
E o teu retrato
vinte e cinco
Eu, francamente, achei barato
Pra me livrarem
Do meu atraso de vida
Eu já devia ter rasgado
E não podia
Esse retrato cujo olhar
Me maltratava e perseguia
Um dia veio o lanceiro
Naquele aperto da praça
vinte e cinco
Francamente foi de graça



Nenhum comentário: