segunda-feira, dezembro 29, 2008

COMO PLANEJAR O ANO NOVO ?



Todos nós queremos a certeza, saber o que vai ocorrer, a segurança de como lidar com o novo. Mas, mais que planejamento, o importante é estar pronto para lidar com as contingências, com as surpresas da vida.



Veja um extrato da entrevista de Jorge Forbes, para a TV-GLOBONEWS, nesta noite de Natal, abordando os “planos da surpresa”:



sexta-feira, dezembro 26, 2008

RC & JF - UM SHOW NA NOITE DE NATAL

Na noite de Natal a programação foi intensa. Na Globo, o show anual de Roberto Carlos com vários convdados, entre eles, Caetano Veloso. A alegria da noite de Natal!

Na mesma noite, quase no mesmo horário, na GloboNews, Jorge Forbes era entrevistado por Monica Waldevogel no programa "Entre Aspas". O tema do programa: PROJETANDO 2009.

Difícil escolha entre as "emoções" e os "detalhes", como disse um amigo.

O show de Roberto Carlos - as canções e seus convidados - foi muito bom. Vale a pena ver de novo.

O show de Jorge Forbes - projetando 2009 - foi muito bom. Valeu para todo o ano que se inicia.

Cada um com sua música, cada um dando seu tom.

A partir das questões propostas por Monica Waldevogel, escolhi alguns comentários de JF para ajudar a pensar o ano novo:

  • sobre a lista de propósitos para o ano novo: Se você não cumpriu é porque houve uma boa razão para isso. Existe sempre um desiquilíbrio entre aquilo que você consegue expressar e aquilo que você consegue fazer. Como psicanalista dou mais importância aos pés da pessoa - ou seja - se ela não estava ali, ela que diga porque e talvez, ela encontre razões afetivas mais importantes do que belos objetivos para o ano.

  • sobre a forma de se garantir: Temos duas formas de nos assegurar no mundo:
  1. uma forma através dos ideais, que são as formas verticais de asseguramento, onde você busca objetivos e mede a distância e a forma para chegar lá. Essa forma não serve mais, sobretudo num mundo globalizado, num mundo mix.
  2. uma outra forma é você não acreditar tanto na expectativa do outro em relação a você, nem nas coisas que a sociedade te diz, mas ao contrário. Aproveitar o ano novo, como diz Drummond, para saber se você é capaz de mantê-lo novo o ano inteiro. Se você é capaz de não se acomodar em relação à você e a cada momento poder manter a novidade do ano novo.
  • uma proposta para o ano novo: Que nesse ano as pessoas possam suportar seu sucesso, suportar o seu destaque. As pessoas tem medo de ganhar porque quando alguém ganha ela se vê excluída do grupo. Muitas vezes a pessoa boicota o seu ganho porque prefere o conforto do apoio do grupo a suportar o ataque que o grupo faz a quem se destaca. Aí você começa a ficar com vergonha das coisas que te ocorreram de bem - acredito que esse seja um dos grandes problemas que fazem as pessoas chegarem ao fim do ano dizendo que foi muito ruim, Muito ruim foi sua falta de sustentação das coisas, de quando a carruagem passou e você escorregou no degrau.

  • sobre o planejamento anual das empresas: Estamos frente a um novo vírus social, perigoso. A partir dessa crise econõmica, depois de um tempo que veio com a globalização e com ela um movimento cultural importante, um verdadeiro renascimento cultural, multiplicidade de opções, responsabilidades, invenções, etc. , houve um retrocesso. As pessoas acham agora que tem que se regular mais e nós vamos entrar numa ação para trás, ou seja, numa reação, o que é muito perigoso. Acho que as empresas estão entrando nesse barco, a meu ver, furadíssimo. As empresas de vanguarda no mundo não vão por aí. Apple não vai por aí. Google não vai por aí. Evidentemente não existe nada sem planejamento, mas não o planejamento pensando como um mundo completo. Porque o mundo não é completo; o mundo é incompleto. E se você conseguir montar uma estrutura de planejamento que inclua o incompleto então você vai conseguir ver o furo. Se você não fizer isso o furo fica completamente perdido. Isso é fundamental e eu espero que se faça isso. Estou vendo empresas cortando seus custos nos movimentos de criatividade, nos novos processos, nas novas idéias de agrupamento, para voltar a métodos de controle do passado e vão se fechar, achando que assim fazendo se protegem. Estão confundindo. Estamos só entrando na globalização e o fato de um bando de garotos terem ganho rios e dinheiro com manuseios bancários perversos, não justifica esse reacionarismo.

  • sobre a felicidade: Felicidade é diferente de prazer. A felicidade sempre ultrapassa os bens mundanos. A felicidade sempre escapa, tem algo de mágico. Como é algo de outro mundo, a pessoa se pergunta : - é pra mim? A pessoa fica numa crise de identidade tão grande que precisa por uma máscara e se torna um mascarado.

  • coisas possíveis X coisas impossíveis: O possível você faz, mas é chato. O possível é o óbvio. E frente ao impossível você inventa porque o impossível é impossível de ser expresso, tem que ser inventado.

Foi uma grande entrevista! Agora é com cada um. Manter o novo a cada dia sem medo do risco, da invenção, do incompleto.

Se você quiser ver o vídeo integral do programa, siga o link para o site da Globo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM940988-7823-FAZER+PLANOS+OU+CONTAR+COM+O+ACASO,00.html

VIVA 2009 !!!!

quarta-feira, dezembro 24, 2008

CD NASCI PARA BAILAR 2008/9


Já está pronto o CD Nasci para Bailar deste ano.
Como sempre, fazem parte do CD, músicas selecionadas dentre as postadas durante o ano no blog. São músicas-temas de filmes que comentei, discos lançados ou relançados, shows que assisti e outras músicas que gosto e por algum motivo publiquei aqui.
A arte gráfica é de Guto Lacaz, que me honra com esse presente a cada ano. A reprodução e montagem ficam por conta de Rosa Lúcia e Ronaldo Damião. A gravação da fonte é de Juliana Juliano e a organização e produção do CD é de minha responsabilidade.
Veja a relação das músicas e intérpretes:


CD Nasci para Bailar – 2008 / 2009

1 Como Vai Você Zezé Di Camargo & Luciano e Antonio Marcos
2 Tereza da Praia Roberto Carlos & Caetano Veloso
3 Pale Blue Eyes Marisa Monte
4 Dance Me To The End Of Love Madeleine Peyroux
5 Vai Passar Chico Buarque
6 Toi Jamais Catherine Deneuve
7 É O Amor Zezé Di Camargo & Luciano
8 Só Vendo Que Beleza (Marambaia) Omara Portuondo & Maria Bethânia
9 Depois de tanto amor Teresa Cristina & Paulinho da Viola
10 Non, Je Ne Regrette Rien Edith Piaf
11 The Winner Takes It All Meryl Streep
12 (I Can't Get No) Satisfaction The Rolling Stones
13 Uma prova de amor Zeca Pagodinho
14 She Charles Aznavour
15 Don't Think Twice, It's All Right Bob Dylan
16 I Just Called To Say I Love You Stevie Wonder
17 Love Of My Life Queen
18 Eu sei que vou te amar Roberto Carlos & Caetano Veloso
19 O Que é, o Que é ? Alcione


Alguns amigos já receberam o CD. Peça o seu - o CD é um presente para o frequentador do blog.
FELIZ 2009 !

segunda-feira, dezembro 22, 2008

SHOW DA MADONA NO MORUMBI





O show da Madona é uma experiência !

Cerca de 50 mil pessoas lotavam o estádio do Morumbi na noite do domingo, em sua última apresentação no Brasil.

Havia de tudo na platéia, mas a predominância era de gays - seus maiores fãs. A espera para o início do show dava para fazer outro show. Mas em se tratando de Madona tudo é perdoado. Tudo vale a pena.

O show era super tecnológico e Madona uma super star - dança, canta, faz performances - saudadava o público falando português, muito simpática. Porém já se notava um certo cansaço na diva cinquentona sarada, depois da maratona de shows.


Veja um vídeo da UOL do primeiro show em São Paulo, no Morumbi.

sábado, dezembro 20, 2008

FESTA DE ANIVERSÁRIO DA LÍCIA


Hoje comemoramos o aniversário da Lícia.
João fez o churrasco. Tinha um carneiro que João deixou no fogo desde o começo da manhã. Maravilhoso!!!
Foi uma delícia estar com os amigos da vida inteira. É uma história dentro das histórias.
No Natal vamos nos encontrar de novo.
As fotos estão no álbum eletrônico.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

O PREÇO DE UM PRESENTE


Selecionei este texto de Jorge Forbes para estes tempos de Natal.

Vale a pena ler:

Que espécie de presente seria aquele que não nos lamentamos no momento de dá-lo? Essa é uma pergunta que Sigmund Freud se fez em um pequeno artigo escrito em 1935, intitulado: As sutilezas de um Ato Falho.
Freud deixa entender a existência, para ele, de ao menos dois presentes: aquele que se dá sem dó, e aquele que nos custa uma tristeza disfarçada no sorriso, no momento da entrega. Curiosamente, a maioria das pessoas não concordaria com Freud, pois pensa, ao contrário dele, no enorme prazer de presentear altruisticamente as pessoas próximas. De como é bom dar, pois é dando que se recebe, blá, blá, blá.
Analisemos a diferença entre as duas atitudes. Dar um presente a alguém com pena, mesmo quando disfarçada, quer dizer que você está dando o que lhe falta; enquanto que dar um presente que você imagina faltar ao outro, indica que é ao outro que algo faltava, e que, agora, após o seu presente, vocês dois podem festejar o fato de que a ninguém falta mais nada, além de algum dinheiro na sua carteira. É o que se acredita baseado no pensamento fraterno difundido na expressão, tão valorizada moralmente, de amar ao próximo como a si mesmo, exemplificada em mensagens do gênero: “Tinha comprado isso para mim, imaginei que você também iria adorar”.
Estranho é pensar na proposta de Freud que a base de um presente maior é o egoísmo, em vez do seu contrário. Egoísmo de saber que se está dando o que lhe falta, e não os seus dotes. Seria assim o amor, dar o que lhe falta a alguém que não lhe pediu isso? Amar seria dar o que não se tem, como escreveu Platão em seu Banquete, e foi retomado, insistentemente, por Lacan? Pode ser estranho, mas é por demais humano.
Podemos nos perguntar se as duas formas de falar de um afeto, em português: “Se dar com” e “Se dar a”, não recobrem as diferenças destes dois presentes.
Não é a mesma coisa dizer: “Eu me dou com a Maria” e “Eu me dou a Maria”. Na primeira maneira, temos uma declaração afetiva; na segunda, uma declaração sensual. Na expressão: “Dar-se com”, normalmente está subentendida a palavra “bem”: “Dar-se bem com”. Ao subtrairmos o “com”, é algo de si mesmo que passa a ser dado, logo, quem dá, nesse caso, perde. É o que justifica alguém declarar que está perdidamente amando.
Teríamos, então, dois tipos de presentes: afetivo ou sensual. No afetivo, repartimos a mesma identificação, o mesmo bem; é o presente harmônico, tranqüilo. No sensual, repartimos nossas diferenças, o que nos falta; é o presente inquieto e insinuante. Um e outro não são comprados com a mesma moeda, e nem se trocam na mesma loja.
Enfim, a cada um desembrulhar o seu presente favorito.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

FESTA DE FINAL DE ANO DO IPLA


O IPLA fechou o ano com uma conversação clínica durante todo o sábado 13 de junho.

Foram apresentados trabalhos excelentes do Corpo de Formação em Psicanálise 2008.

O trabalho que participei com Michele, Elzira, Elsa e sob a coordenação de Elza Macedo e Alain Mouzat me deixou bastante orgulhosa. O tema foi lalangue - a língua da magia, das crianças e dos amantes. Se quiser dar uma olhada, clique no link:

http://www.psicanaliselacaniana.com/estudos/documents/LALANGUE.pdf

O almoço foi descontraído, no restaurante CAPIM SANTO.

À noite comemoramos o final dos trabalhos e o fim de um ano cheio de realizações com uma festa animada. Veja a galeria de fotos:

http://picasaweb.google.com/teresagenesini/FINALDEANONOIPLA#

quarta-feira, dezembro 10, 2008

VICKY CRISTINA BARCELONA



O último filme de Wood Allen é imperdível!!!


Bem humorado, linda fotografia, bons atores. Wood Allen em boa forma.


Javier Bardem é lindo. Scalett Johansson é linda. Mas Penélope Cruz rouba a cena totalmente desde o momento que aparece na trama.


Penélope Cruz faz o papel de uma super histérica, deliciosa, louca e divertida. É a alma dessa história que traz Barcelona e Oviedo, duas lindas cidades da Espanha, como pano de fundo.


Veja o site do filme:


http://vickycristina-movie.com/


Quem não quer ir para Barcelona depois de assistir a esse filme?


O Globo online publicou uma entrevista com Wood Allen sobre o filme. Leia clicando no link: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/08/15/
woody_allen_fala_sobre_vicky_cristina_barcelona_-547765124.asp

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Assisti ao show de Madeleine Peyroux nesta noite no Via Funchal. A voz dela lembra a de Billie Holiday, mas ainda assim a moça tem muita personalidade. Um show correto, sem excessos.

Veja um vídeo do show de hoje:

http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/madeleine-peyroux--instead-04023462D0894326?types=A&

A música mais pedida - SMILE - só foi atendida no bis. Eu adoro essa interpretação de Madeleine, tanto que já a coloquei num CD Nasci para Bailar (2006/2007). Mas a interpretação de Dance Me To The End Of Love , de Leonard Cohen é maravilhosa; poucas cantoras interpretam tão bem esse compositor que aprecio muito. Outra música que Madeleine canta super bem é J'ai Deux Amours.

Fica aqui a minha escolha para você curtir!





Discografia de Madeleine:

1996: Dreamland
2004: Got you in my mind, with William Galison
2004: Careless love
2006: Half the perfect world

Ela acabeou de gravar mais um CD que deve estar nas lojas a partir de março de 2009.

Fique atento !

quarta-feira, dezembro 03, 2008

POR QUE TEMOS TANTOS DESEJOS ?



O desejo de uma mulher é uma questão fundamental para a mulher, como é para qualquer homem - diz Jorge Forbes.

Confira!

No YouTube você encontra mais de 50 vídeos com edições de conferências de Jorge Forbes.

É só seguir o link: http://www.youtube.com/profile?user=psicanaliselacaniana&view=videos

terça-feira, dezembro 02, 2008

FEELINGS


Uma linda interpretação de Nina Simone.



Lembro que FEELINGS foi o maior sucesso do compositor brasileiro MORRIS ALBERT (nome artístico de Maurício Alberto Kaisermann). Quem já não ouviu alguma interpretação dessa música?