domingo, julho 27, 2008

NOME PRÓPRIO - O FILME


Neste sábado fui ver o filme NOME PRÓPRIO, de Murilo Salles, que estreou no dia 18 de julho.
Não me desespero mais. Encontrei o leito por onde escoar o meu excesso. (Camila Lopes)
Um filme para quem é atormentado pela paixão de escrever, disse Contardo Calligaris, em seu artigo na Foha de S.Paulo desta quinta-feira.
A escrita é o nome próprio. Para viver a escrita com intensidade, é preciso desprender-se das amarras. A palavra toca o corpo, a escrita é a vida.

O filme conta uma história da blogueira Camila com seus relacionamentos fragmentados, os amores líquidos próprios dos dias atuais e sua paixão pela escrita.

Um filme dirigido por Murilo Salles com Leandra Leal. Baseado na obra de Clarah Averbuck, que reuniu as mais de 600 páginas de seu blog para dar origem a obra literária.
As frases do blog de Camila:
há atitudes que só uma mulher pode tomar. (José Saramago em "Jangada de pedra")
O site do filme é super interessante, os blogs e myspace também:

http://nomepropriofilme.blogspot.com/search/label/por%20Camila%20Lopes

Algumas declarações de Camila em seu blog:

Meu blog não é um diário. Aqui escrevo e ponto.Escrevo porque preciso. Melhor, vivo porque escrevo. Não quero saber de opiniões, nem de julgamentos. Não devo nada a ninguém. Por isso, meu blog não tem comentários. Menos ainda sobre minha vida. Isto aqui não é uma página interativa. Não gostou? Não lê. Simples assim.


Nada nunca dá certo de vez. Eu sei. Tudo termina sempre acabando. Só o fim permanece. O fim eterno de todas as coisas. Então, me dissolvo antes do fim. Eu me dissolvo.

A sinopse do filme no myspace:

Sobre Nome Próprio, O Filme - Estréia 18/07/08
"Nome Próprio" conta a história de uma jovem mulher que dedica a vida à sua paixão, escrever. Camila é intensa, complexa e corajosa. Para ela, o que interessa é construir uma trajetória como ato de afirmação. Sua vida é sua narrativa. Construir uma existência complexa o suficiente para se escrever sobre ela. "Nome Próprio" é um filme sobre a paixão de Camila. De sua busca por redenção. Quer a literatura como ato de revelação. Para tal, cria vínculos. Carente, os destrói. Por excesso. Por apego. Por paixão. "Nome Próprio" é o olhar sobre uma personagem feminina que encara abismos e, disso, retira a força que necessita para existir. Para Camila, a vida floresce das cicatrizes de seu processo de entrega absoluta e vertiginosa.
http://www.myspace.com/nomepropriofilme

Veja o trailer do filme:


Nenhum comentário: