quinta-feira, outubro 18, 2007

SAPERE AUDE


No programa SAIA JUSTA de hoje, no GNT, Monica Waldvogel convocou Jorge Forbes - "nosso psicanalista de plantão" - a responder a duas perguntas:

1) quando a gente pode dizer às pessoas o que acha delas?

2) há um limite para isso, ou não tem jeito, a vida é assim?

Jorge Forbes respondeu:

As pessoas querem ouvir a verdade do outro sobre si mesmas porque sempre acham que a verdade do outro é uma mentira sobre elas.
E assim fazendo, ouvindo do outro, não ouvem a si mesmas. Kant colocou, no dístico do iluminismo, a frase de Horácio “Sapere aude” – “ousar saber”. Ou seja: ouse saber você sobre você mesmo, naquilo que você consegue saber. E é difícil.
Quando a gente não quer saber da gente, pergunta para o outro: O que você acha de mim?
Se ele achar ruim, a gente se afasta desse outro.

E quanto à forma que o outro fala essas coisas pra gente, podem ser divididas em duas maneiras gerais:
1) produto do raciocínio
Quando o outro raciocina sobre alguma coisa e diz isso pra gente, é moralista na maior parte das vezes: “Você tem que agir como eu penso ou como eu ajo.”

2) raciocínio do amor
“Você não sabe, mas você me ama.”

Por outro lado, existe outra forma da gente tocar as pessoas, que não é pelo raciocinar, é pelo ressoar. É como diz o termo: você toca o outro. Ou, como dizem os moços: “tá ligado?” Você não tem certeza do efeito imediato, mas a longo termo, é muito efetivo.
Tá ligado?

As "saias" gostaram da fala de JF.
Monica , Beth e Marcia ficaram comentando a resposta. Marcia chegou a dizer que "achou muito legal o que JF falou". Soninha, pouco comentou. Maite não conseguiu disfarçar que ficou muito surpresa, com um sorriso sem graça. Ela tinha falado, poucos minutos antes, que mesmo que um amigo não goste, no primeiro momento, do que você disse a ele, depois isso vai fazer efeito e ele pode mudar de idéia. A reação negativa vai se transformar com o tempo.
Curioso, lembra a fala final de JF.
Que saia justa!

Mas, que o programa fica muito melhor quando JF participa, ninguém duvida!

E de onde veio a expressão SAPERE AUDE? Aqui vai a dica:

SABER OUSAR

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir–se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! [saber ousar] Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento” (KANT, I. Resposta à Pergunta: O que é Esclarecimento? 5 de dezembro de 1783).

Os motivos que levaram Kant a escrever "O Que é Esclarecimento?" estão relacionados à mesma questão proposta pelo jovem teólogo Johann Friedrich Zöllner (1753-1804) que se manifestou com irritação contra uma proposta anônima, que surgiu em meados de 1783, para abolição do casamento religioso. Kant levou a sério o questionamento desse pastor, lançado na revista Berlinische Monatsschrift, de setembro de 1783, e preparou a sua resposta que foi publicada no mesmo periódico em dezembro de 1783.
(História da filosofia moderna: http://br.geocities.com/discursus/moderna/oquescla.html)

2 comentários:

Anônimo disse...

Teresa, seu blog está cada vez melhor.
Que bom poder participar das suas conquistas.

Anônimo disse...

Teresa amante de Kant, é o máximo.

Beijos

Dorô