sábado, junho 03, 2006
SHOW DE JORGE FORBES NA PARAÍBA
Algum desavisado pode se perguntar o por que desse título.
Mas eu respondo que foi uma seqüência de shows maravilhosos sobre os mais variados temas, de quinta a sábado, para grupos pequenos e platéias de mais de 300 pessoas, a que assistimos nesses dias.
Comentários sobre apresentação de casos clínicos no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa – observações e perguntas que dão uma nova direção ao tratamento desses e de outros casos clínicos.
Entrevista de uma paciente internada há vários anos, um “caso sem solução” no mesmo Hospital Psiquiátrico, provocou uma alteração de identidade dessa paciente. Depois de uma “conversa” com o analista, finalizando com “olho no olho, cara a cara” (lembrando o Chico: Olhos nos olhos, quero ver o que você diz, se suporta me ver tão feliz), ela levanta-se, segura na mão do analista e como a Cinderela, deixa cair o sapato e tem que voltar para calçá-lo. Essa paciente, por uns instantes esqueceu que era feia, cheia de marcas no corpo, sem dentes, e teve seu momento Cinderela. Como mensurar os efeitos dessa Presença do Analista no Hospital, conversando com o paciente? Na paciente, no analista e nos expectadores? Nem Freud explica.
MATRIX – A GERAÇÃO MUTANTE – se você já assistiu a esse filme ou se você não assistiu ainda, essa conferência de Jorge Forbes vai fazer você vê-lo de outra maneira; vai até achar que o diretor se baseou na obra de Lacan. Assistimos a trechos do filme, comentados por Forbes, que fez uma analogia com o mundo globalizado e os laços sociais que unem os jovens hoje, que quebram standarts, que encontram eco na música eletrônica e na Matrix. Foi uma conferência inesquecível.
Outras performances se seguiram; como líder, como companheiro, como consultor, como executivo, mas sempre tendo como base a psicanálise – o gesto do analista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário