domingo, setembro 16, 2012

INTOCÁVEIS - O FILME - COMENTÁRIO DE ALAIN MOUZAT

  Meu amigo Alain Mouzat me enviou um comentário sobre o filme INTOCÁVEIS. Gostei muito, pois agregou informações importantes, que transcrevo aqui:



  Algumas precisões:  o filme é um pouco diferente do livro: o contratado, no filme, não é imigrante argelino, mas um simpático africano.
 A inteligentsia francesa reclamou dos clichês e preconceitos do filme ( os americanos falaram de racismo) e particularmente do esvaziamento da questão social. Foram poucos - entre os "intelectuais" - que não se fizerem de rogados (c.  doce) para curtir o filme. Vale a pena ver os debates numa página do Liberation: - clique para ler 

Para responder às críticas nada melhor que a  entrevista a respeito do filme da " personagem real" da história: Clique para ler a entrevista.

 Concordo com você : o tratamento " sem compaixão" que  o cuidador aplica sem se fundamentar em nenhum discurso, não dando ao seu paciente piedade e compreensão, mas emprestando-lhe consequências a título de efeitos, injeção de libido, é exatamente a orientação que Jorge Forbes deu no leme " desautorizando o sofrimento" que norteia nossa clínica do Genoma.

O filme é sem dúvida um conto de fadas, uma ficção, mas quem diz que a ficção não captura às vezes algo do real, tanto quanto os discursos " sérios".

Deixem para lá os blasés, não pechinchem o seu prazer, curtam os Intocáveis!

Obrigada, Alain, por sua grande colaboração !!!

Nenhum comentário: