quarta-feira, fevereiro 10, 2010

A PSICANÁLISE E SEU AVESSO - BASTA DE MEDO !

O Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA - apresenta seu programa para o Corpo de Formação em Psicanálise 2010:




A PSICANÁLISE E SEU AVESSO
- Basta de medo ! -










O medo não é bom conselheiro e, no entanto, nunca foi tão popular.

Vivemos uma epidemia do medo: do aquecimento global, dos fanáticos do alcorão, da bomba atômica, dos clones humanos, dos transgênicos, da promiscuidade sexual, e mais.

O medo passou a ser sinônimo de prudência e se destaca como organizador do novo laço social. As conseqüências são as piores: todos se acusam, todos se defendem.

Frente a isso, o IPLA decidiu, no ano político de 2010, trabalhar a teoria dos discursos de Jacques Lacan, elaborada, especialmente, em seu seminário O Avesso da Psicanálise, para uma clínica que não cai na armadilha moralista de medo sim, medo não.

Lacan define o discurso como uma “estrutura que ultrapassa em muito a palavra, que subsiste em certas relações fundamentais, que inscreve nossa conduta e nossos atos em certos enunciados primordiais.” Propõe quatro discursos – do mestre (DM), da histérica (DH), da universidade (DU) e do analista (DA) – como fundamentos dos laços sociais. Posteriormente introduz o discurso capitalista, uma variante do discurso do mestre.

Esses discursos, que decorrem do fato de sermos parlêtres (loquentes), emergem historicamente e são estruturas que ordenam as relações entre seus elementos, S1 - significante mestre, S2 - saber, $ - o sujeito e a - mais de gozar. Estruturam as relações do sujeito com a rede significante e com o gozo.

Essa nova teoria permite formalizar e interrogar os discursos constituídos - associados ao poder (DM), ao saber (DU), ao sintoma (DH) e à causa do desejo (DA) - e demonstrar o modo de operação próprio do DA. Localiza, desta forma, os eixos da subversão psicanalítica e acaba por subverter a própria psicanálise.

Ao avesso do medo que se propõe como um organizador coletivo e magistral, através do poder da ameaça, a clínica psicanalítica oferece a solução da responsabilidade singular frente ao gozo, que se engendra em discurso com o poder da invenção. Não se trata de manual de qualidade de vida, mas de sustentar uma vida qualificada. Basta de medo!

Para ver o programa com a rede de temas e as conferências de Jorge Forbes: clique aqui.

Início em 22 defevereiro de 2010.

Inscrição: agendar entrevistas com Claudia
Telefones: (11) 3061-0947, 3081-6346
Apresentar curriculum vitae e carta de intenção
Taxa: R$ 70,00 Vagas limitadas
Instituto da Psicanálise Lacaniana
Rua Augusta 2366 casa 2
São Paulo SP

Nenhum comentário: