sexta-feira, abril 18, 2008

A ALMA IMORAL


Um bom programa para este fim de semana: assistir a peça Alma Imoral, com Clarice Niskier.

O livro do rabino Nilton Bonder - A Alma Imoral, foi adaptado para o teatro pela atriz que interpreta o monólogo, Clarice Niskier. Com humor e delicadeza, nua quase todo o tempo e brincando com um chale que lhe serve de vestido, em que ela se envolve formando vários modelos durante a peça, Clarice nos conta parábolas judaicas e passagens da bíblia. Faz analogias e nos deixa pensativos.

No monólogo são discutidos conceitos como corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. É um espetáculo que tem como base histórias do Velho Testamento, parábolas de sabedoria judaica, além de informações históricas. Qual a relação entre traição e tradição? A traição seria um rompimento necessário à evolução? São questões que nos interrogam. Não dá pra assistir e não comprar o livro, ainda mais que o Teatro Eva Herz, onde é encenada a peça aqui em São Paulo, fica dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Um programa duplo, imperdível!

Seleções do livro:

Não há nada mais assustador à dignidade humana do que se perceber nu. Por definição tanto bíblica como do bom senso, não há nudez na natureza. O ser humano se fez o mais vestido e o mais nu dos animais.
A monogamia impõe sacrifícios ao homem e à mulher. Daí homens buscam mulheres que buscam homens e que põem em prática suas táticas para compor o melhor resultado possível em sua missão de procriar.

Uma leitura psicanalítica dessa última frase poderia ser: Essa eterna busca, esse encontro sempre incompleto é o que em psicanálise chamamos de não existência da relação sexual.
O corpo é moral, obedece a leis. A alma é imoral, assim como o desejo.

Assista alguns trechos da peça:





A idéia de adaptar o texto para o teatro surgiu em 2002 quando Clarice foi chamada para participar de uma mesa-redonda sobre religião no programa Sem Censura, da TVE, por estar encenando a peça Buda. Clarice começa a peça com esse relato de uma forma bem engraçada. Aproveite para pedir bis de algum trecho que você gostou - tem um espaço na peça em que Clarice repete trechos pedidos pela platéia. Cada noite é uma surpresa!

Abaixo veja uma entrevista que Clarice deu no ano passado quando levava a peça no Rio de Janeiro:



Se quiser saber mais sobre a peça, entre no site clicando em:
http://www.almaimoral.com/

Nenhum comentário: