O Ilê Ayê é mais que um bloco de carnaval, é uma entidade baiana. Um grupo afro ligado ao candomblé.
Neste ano a cerimônia do Ilê Ayê teve uma novidade.
Nizan Guanaes desceu a ladeira do Curuzu de braço dado
com Naomi Campbel e entrou na casa de mãe Hilda. É lá onde a Miss Beleza Negra se troca e sai para receber as bênçãos dos orixás e para desfilar no Ilê. Só se falava na beleza negra internacional, como se a nossa tivesse perdido seu valor.
Naomi vestiu a roupa do Ilê e saiu na varanda antes da Miss Beleza Negra e saudou a platéia. A bateria do Ilê já se fomava e começava a tocar. Logo depois veio a Miss e aconteceu a cerimônia das pombas.
O povo estava todo ouriçado para ver a Naomi. Ela é linda e ficou bem na fita. Mas a Miss Beleza Negra é autêntica. Não se sentiu ofuscada. A bateria tocou forte. A mãe e o pai de santo soltaram as pombas brancas. Viva o Ilê! Viva a raça negra!
Outras belezas incógnitas como esta menia tampouco ficam devendo algo a Naomi.
Será a futura rainha negra do Ilê?
Não sei, mas é linda!
Como linda é a cerimônia do ILÊ AYÊ!
Todo ano a emoção se renova.
E digo: no ano que vem, eu volto. Será?
Quem é que sobe a ladeira do Curuzu
É a coisa mais linda de se ver, é o Ilê Ayê ...
3 comentários:
Que linda reportagem!!
Eu que não gosto de viajar, fiquei com muita vontade de ir a Bahia!
Parabéns, fotos incríveis!!!
Concordo com os comentario postado anteriormente, a cerimonia no ile aye é maravilhosa, até por que participo da historia desse bloco a muito tempo. Nascri e me criei em salvador curtindo no carnaval o bloco ile aye e participando ativamente dos espetaculo. Com tudo isso sinto-me avontade para convidar vocês que n conhecem a Bahia quando puder não exite em visita. ABRAÇOS A TODOS
negonaba@hotmail.com
olá adorei as fotos e seu resumo deste dia que para min será inesquecivel , a saida do ile e eu como deusa do é bano de 2008 um sonho que foi realizados parabens Adriana samtoa deusa candaces de ébano ileaiye 2008 axé
Postar um comentário