domingo, setembro 23, 2007

PROUST - FESTA EM ATIBAIA - DESPEDIDA DA MAGUY




20 de setembro

Livraria Cultura


Proust - a violência sutil do riso




O fim de semana foi animado!

Começou na quinta-feira, com o lançamento do livro PROUST - a violência sutil do riso, de autoria de Leda Tenório da Motta. Jorge Forbes foi o convidado da autora para um bate-papo sobre o humor proustiano à luz da psicanálise.



Algumas frases de JF:



Os medrosos não sabem rir.

Muita gente faz “cara de conteúdo” para parecer sério, como se aquele que risse não fosse sério, e sim superficial.


É impossível viver sem a presença da inutilidade, sem a presença dessa perda. Todas as coisas fundamentais da satisfação humana são absolutamente inúteis. Qual a utilidade de um banho de cachoeira? Qual a utilidade da poesia?

O chato ocupa um espaço e o interessante, ao contrário, o esvazia.

Transformar o trágico da vida no cômico é uma posição lacaniana. Quando conseguimos ver a inevitabilidade do risco, da aposta, da surpresa, do encontro, podemos transformar o trágico de uma vida num elemento tragicômico ou mesmo dramático.


Leda nos oferece um Proust interessante, ao contrário do Proust importante e chato. Nos mostra que é revolucionário e interessante ler Proust.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entrei no teu blog, verdadeiramente viver e não passar pela vida, isso salta da tela em cada experiência contada e mostrada -, energia, amizade, alegria, bom viver, menina: "você é luz, é raio, estrela e luar..."

Bj.

Li