sexta-feira, março 09, 2007

ROYAL ANIVERSARY - DEGUSTAÇÃO DE WHISKIES


Você já foi a uma degustação de whisky?

Fui pela primeira vez, ontem, na comemoração dos 11 anos de SUPERFUND (www.superfund.com) e adorei!

Lena preparou uma linda festa, com cuidados especiais, como um voucher de rádio-táxi para a volta - pra ninguém dizer que não podia degustar das 11 maravilhas escolhidas a dedo pelo maior especialista em whisky do mundo, porque tinha que dirigir na volta para casa. Perfeito: era só se entregar ao prazer da degustação e não se preocupar com mais nada. As doses eram pequenas, servidas num cálice próprio, e era bebido puro, tipo cowboy, como meu pai gostava e Celso, pai da Lena, também.

Fomos apresentados ao mundo do Whisky por Claive Vidiz, um de seus maiores conhecedores - um brasileiro que entrou para o Guiness Book por ter a maior coleção de whiskies do mundo, que agora irá para a Escócia num museu que será aberto lá. Veja mais informações no site: http://www.abcw.com.br/index2.htm

Entre geografias e histórias, delícias da cozinha, risadas e tragos, fomos apresentados a um mundo de sabores e aromas oriundos de uma certa região da Escócia, pródiga em destilarias que produzem os melhores whiskies do mundo.

Para fazer jus aos anos de Superfund, experimentamos 11 whiskies selecionados, que apresento na ordem em que foram exibidos, mas com a classificação criada por mim (1 a 4 estrelas):

1 - CHIVAS - 18 ANOS
2 - ROYAL SALUTE - 21 ANOS
3 - JONNY WALKER-BLUE LABEL
4 - MORTLACH - 15 ANOS - 1 estrela
5 - LINKWOOD - 15 ANOS - 2 estrelas
6 - GLENFIDITCH - 21 ANOS
7 - MACALLAN - 10 ANOS - 1 estrela
8 - HIGLAND PARK - 10 ANOS - 2 estrelas
9 - THE BALVENIE PORTWOOD - 21 ANOS - 3 estrelas
10 - ROYAL LOCHNAGAR - 4 estrelas
11 - LAGAVULIN

A minha classificação causou um furor pois ninguém tinha feito um ranking e todos quiseram atestar o que eu apresentei. Então começamos a provar tudo de novo.

As pessoas não se conformavam com a classificação que eu havia dado inicialmente para o HIGLAND PARK, um dos preferidos do grupo. Depois de provar mais 2 doses, concordei em aumentar sua pontuação: dei-lhe 2 estrelas.

Mas o grande vencedor, na minha opinião, foi o ROYAL LOCHNAGAR, que só Deus sabe quantos anos de envelhecimento tem. Diferentemente dos demias, é oriundo de uma ilha da Escócia - Isle of Islan - que segundo Claive, é um presépio que Deus colocou no mundo. Nesse paraíso não há hospitais, mas um médico e 8 destilarias. Lena me informou depois, que esse é o mais caro dos 11 whiskies - a embalagem e o folder/livrinho já mostram como se auto-denomina THE MOST EXCLUSIVE WHISKY IN THE WORLD.

Uma empresa que se comemora dessa forma, que presenteia assim seus clientes, tem um valor a mais, um diferencial.

Parabéns SUPERFUND! Parabéns Lena!

Nenhum comentário: