quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O SAMBA DO RIO NO CARNAVAL BAIANO


Quando soube que o trio elétrico Expresso 2222, de Gilberto Gil, traria nesta terça-feira Zeca Pagodinho, Alcione e a bateria da escola de samba carioca Acadêmicos do Grande Rio, não tive dúvidas: vou sair na avenida.

O público adorou, apladiu Zeca Pagodinho e a Grande Rio, sambou e fez uma festa. Gil todo animado, puxava os sambas enredos mais cantados de outros carnavais e Zeca deu um show cantando seus sambas acompanhado da galera que animadamente sambava e cantava.

Ao passar em frente ao Camarote do Expresso 2222 a performance foi melhor ainda. Parecia que era um camarote institucional, pois estavam lá alguns ministros, deputados e três governadores: do Rio, de Pernambuco e da Bahia. Gil aproveitou para fazer uma homenagem aos 100 anos de frevo e cantou um frevo. Anunciou a presença do "irmão" Caetano, que cantou junto com o trio o samba-enredo da União da Ilha, que eu amo: É HOJE.


G.R.E.S UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - 1982
É HOJE
(Didi/ Mestrinho)

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono dessa festa
Um rei no meio de uma gente
tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar

Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá

Acredito ser o mais valente
Nessa luta do rochedo com o mar
É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga espelho meu
Se há na avenida
Alguém mais feliz que eu


Foi uma festa do axé e do frevo com o samba. E a escola Acadêmicos do Grande Rio, com a madrinha da bateria da Mangueira- Preta Gil, fez uma linda apresentação.

Nenhum comentário: