domingo, setembro 17, 2006

PAULINHO DA VIOLA - MEMÓRIAS CANTANDO, CHORANDO...


Não importa o que foi perdido. Importa apenas o seu sorriso e nada mais.
Bom é saber que a solidão é o início de tudo.
(Não quero você assim).

Foi com essa linda canção que Paulinho da Viola começou o show memorável que está fazendo em São Paulo, para inauguração do belo teatro FECAP. Assisti neste sábado ao show e me emocionei com Paulinho, com as músicas, com o grupo.

Cantou músicas menos conhecidas, aquelas que gosta, algumas antigas, novas parcerias e chorinhos lindos. Os chorinhos, instrumentais, com os irmãos Isaías e Israel (bandolim e violão). O conjunto maravilhoso, Cristovão Bastos ao piano e seu filho João Rabelo ao violão. Que time!

Das novas parcerias, uma que fez com Eduardo Gudin - Sempre se pode sonhar - que consta do cd recém-lançado do parceiro. Também nova, a música Talismã, uma melodia de samba antigo, brincadeira que fez para Arnaldo Antunes, que respondeu com uma letra divertida, junto com Marisa Monte. Tirou do baú outra música, de Sidney Miller, e de Cartola a maravilhosa: Fiz por você o que pude
Todo o tempo que eu viver
Só me fascina você,
Mangueira
Guerreei na juventude
Fiz por você o que pude,

Mangueira
Continuam nossas lutas,
Podam-se os galhos, colhem-se as frutas
E, outra vez se semeia
Eno fim desse labor
Surge outro compositor
Com o mesmo sangue na veia

Contou a história que Cartola foi avisado que a palavra GUERREEI era errada e na impossibilidade de colocar outra que ficasse bem na frase, deixou de cantar a música. Disse Paulinho bem-humorado: que mude a gramática - seguido de aplausos da platéia.

Os sambas conhecidos: Dança da solidão, Coração leviano, Tudo se transformou, Coração vulgar e Recomeçar.

A platéia embevecida aplaudiu de pé, e tanto, que mereceu 3 vezes o bis. No primeiro, cantou Para um amor no Recife. No segundo todos sambaram e cantaram Timoneiro: Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar...

No último bis voltou só com o violão, desprezou com um sorriso gostoso todos os pedidos e cantou sua favorita (e minha também) Coisas do mundo minha nega: As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender...

É por isso que Paulinho continua sendo meu favorito!

Não dá pra não assistir a esse show. Acho até que vou de novo. Vai ficar por 4 semanas (até 8 de outubro - de quinta a domingo) no Teatro FECAP:
http://www.fecap.br/PortalInstitucional/TeatroFecap/default.html

Um show memorável!!!

Nenhum comentário: